"Quem é o mais doente?", diz vereadora de Guarujá sobre suspeito de feminicídio e vítima; VÍDEO

Por Santa Portal em 05/12/2024 às 15:00

Reprodução
Reprodução

A vereadora Sirana Bosonkian (PDT), de Guarujá, fez um discurso polêmico durante sessão na Câmara Municipal, na última terça-feira (3). Na ocasião, Sirana falou que tanto os agressores quanto as vítimas de violência doméstica são “doentes”.

“Quem é pior, o mais doente? Ele que bate ou ela que aceita a agressão, não faz nada. Quem seria o pior? Ela que não sai de casa e não denuncia”, disse a parlamentar, durante o seu discurso.

Em sua fala, Sirana ainda comentou sobre a morte da cabeleireira Brenda Gabriela da Silva Bulhões, de 26 anos, que foi assassinada a tiros em frente ao seu salão de beleza, na última sexta (29), no Sítio Pae Cará, em Vicente de Carvalho. O ex-namorado da vítima é o principal suspeito do crime.

“Não sei que tipo de hábito é esse, que sem vergonhice é essa do homem, de toda hora bater na mulher. Não vou falar, não vou dar opinião na vida de cada um. Mas a ponto de o cara ir lá e dar tiro na mulher, na hora que ela está chegando. Ela era empresária, trabalhadora, como todo mundo é, como a maioria das pessoas que estão aqui são. Ela era uma mulher, empresária. Que lindo que ela conseguiu ser empresária, só que esse mesmo rapaz já tem isso, porque já tinha namorado uma pessoa conhecida e batia na pessoa. O que faz uma mulher gostar de uma coisa dessas? Para não falar outra coisa. O que faz uma menina, que trabalha, sustenta a sua filha, que tem família, gostar de uma criatura dessas e durar? Durou meses o namoro. Não foi assim, ele chegou lá e matou a menina”, completou.

O Santa Portal procurou a assessoria da parlamentar, que se manifestou por meio de nota oficial.

Leia na íntegra:

Em relação às recentes declarações feitas no plenário, reconheço que algumas de minhas falas foram mal colocadas, especialmente no calor da emoção e da revolta diante dos casos de feminicídio que abalaram nossa cidade. Quero pedir desculpas às famílias das vítimas e a todos que se sentiram ofendidos por minhas palavras. Minha intenção nunca foi culpar as mulheres, mas sim expressar a indignação e a urgência de combater essa violência inaceitável.

Quando mencionei que pessoas que vivem em situação de violência doméstica estão ‘doentes’, quis me referir à dor emocional e psicológica que muitas dessas vítimas enfrentam, como a depressão e o desespero que as prendem nesse ciclo de violência.

Eu errei ao não expressar isso de forma clara, e por isso peço desculpas a todos que se sentiram ofendidos. Sou mulher, sou humana, e também sei que nossas palavras, quando mal colocadas, podem causar dor.

Infelizmente, parte do vídeo divulgado omite trechos em que deixo claro meu repúdio absoluto ao crime e ao criminoso, classificando-o como covarde e psicopata. Deixei evidente que nada, absolutamente nada, justifica tirar a vida de uma mulher. Essas falas reforçam minha posição firme contra qualquer forma de violência e foram tiradas de contexto, o que distorce minha real intenção.

Mais uma vez, lamento profundamente qualquer desconforto causado e reafirmo minha solidariedade às famílias de Brenda Bulhões, Kathleen Rocha e todas as mulheres vítimas de violência. Meu mandato continua sendo um espaço de luta por justiça e igualdade.

Já a Câmara Municipal de Guarujá destaca que não responde pela manifestação individual dos vereadores, uma vez que eles são livres para expressar as próprias opiniões durante as sessões.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.