Usiminas suspende operação de alto forno, em Cubatão

Por #Santaportal em 01/06/2015 às 20:04

CUBATÃO – Como já tinha sido anunciado pela Usiminas, em 18 de maio, os altos fornos nº 1 das Usinas de Cubatão e Ipatinga seriam desligados a partir de 31 de maio e 4 de junho, respectivamente, sem previsão para o retorno das atividades. No domingo (31), a ação foi realizada, em Cubatão, e trabalhadores estão preocupados com demissões.

Os dois fornos representam em torno de 22% da capacidade total de produção de aço da Usiminas. O desligamento dos equipamentos provoca a redução na produção de ferro gusa, em aproximadamente 120 mil toneladas por mês. Em Cubatão, 128 metalúrgicos trabalhavam em turnos, operando o alto forno que foi desligado. O risco de demissões tem mobilizado sindicatos da categoria nas duas cidades.

Com os desligamentos, a empresa enxuga custos para conter os prejuízos causados pela queda de suas exportações. Segundo a Usiminas, que possui estoque elevado de aços planos, no primeiro trimestre deste ano vendeu 12,6% menos do que no mesmo período do ano passado. Mas a principal causadora dos prejuízos da Usiminas é o mercado interno. Em expressivas reduções de produção, a indústria automobilística reduziu em 28% as compras de aço laminado da Usiminas.

Para a empresa, a paralisação tem como objetivo adequar a produção ao atual ritmo de demanda do mercado siderúrgico. A direção ressalta que perdeu R$ 235 milhões no primeiro semestre e não pode acumular prejuízos e perder competitividade, mas garante que os altos fornos serão religados quando a crise da economia brasileira passar.

Questionada sobre os funcionários, a empresa ressaltou que, “em face das atuais condições econômicas adversas vividas pelo setor siderúrgico, está avaliando constantemente o equilíbrio entre a demanda do mercado e o seu quadro de pessoal. No entanto, o foco da Companhia, no momento, tem se concentrado no aumento da eficiência operacional de suas linhas de produção, buscando preservar ao máximo a sua força de trabalho”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.