UPA da Zona Leste começa a atender urgências e emergências
Por #Santaportal em 27/08/2020 às 09:17
SAÚDE PÚBLICA – A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste, em Santos, que antes estava voltada ao tratamento de pacientes com Covid-19, a partir desta quinta-feira (27), passa a atender casos de urgência e emergência nas áreas de clínica médica, pediatria e ortopedia. A unidade de saúde é a maior da Cidade. Ela funcionará todos os dias (24h) e tem previsão de realizar até 15 mil consultas mensais.
O hospital de campanha montado na UPA da Zona Leste começou a funcionar no dia 19 de abril com 46 leitos, sendo cinco de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 41 de clínica médica. Com a chegada de respiradores enviados pelo Governo do Estado, 15 leitos de clínica médica foram transformados em um de UTI, chegando assim a 20 leitos destinados aos casos de maior complexidade.
De acordo com informações da chefe do departamento de regulação, Ariana Julião, com a inauguração do prédio, a expectativa é de desafogar em até 80% o atendimento hoje feito nas demais UPAs em funcionamento na Cidade.
Hoje é um dia muito importante para nós. Inauguramos oficialmente a UPA da Zona Leste. Além das 15 mil consultas que temos capacidade de atender por mês, podemos realizar até 12 mil exames e 2,7 mil procedimentos ambulatoriais, entre coletas, ultrassonografias, e uma série de outros exames, comentou.
Durante a pandemia, um PS provisório havia sido montado em uma outra unidade da Prefeitura, também na Avenida Afonso Pena. O local, segundo Ariana Julião, teve o atendimento encerrado às 7 horas desta quinta-feira. Após quatro meses, o local agora servirá apenas para testagem de pacientes com Covid.
A outra unidade onde funcionava a UPA provisoriamente foi desativada. Hoje, a partir das 7 horas, todo o atendimento de testagem de Covid é feito no local. Encerramos o atendimento de atenção básica, que agora passa a ser feito nesta nova unidade.
Ainda segundo Ariana Julião, enquanto a UPA esteve funcionando como hospital de campanha, cerca de 200 pacientes com Covid-19 foram atendidos.
Maior UPA da Cidade
A UPA Zona Leste tem 3 mil m², três vezes maior do que o antigo Pronto-Socorro que funcionava no mesmo endereço. Ela conta com 31 leitos de observação, sendo 24 de observação adulto, cinco de emergência e dois de observação pediátrica; cinco consultórios (três de clínica geral, um de ortopedia e outro de pediatria); salas de raio-X e emergência, área para desembarque de ambulância, entre outros espaços.
A gestão compartilhada do equipamento é feita entre a Secretaria Municipal de Saúde e a organização social Pró-Saúde, vencedora de chamamento público. O contrato tem valor mensal de R$1,7 milhão e também inclui serviço de remoção de pacientes, visando desafogar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).