Trabalhadores do Porto reclamam de falta de material para higienização

Por #Santaportal em 27/03/2020 às 10:36

CORONAVÍRUS – Vídeos enviados para o #Santaportal mostram trabalhadores do Porto de Santos em serviço nos navios e reclamando de falta de artigos para higienização – como máscara e álcool gel – no combate ao coronavírus. Também houve queixas, igualmente registradas em imagens, sobre ausência de álcool gel no Posto de Escalação nº 3, do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), na Ponta da Praia, em Santos.

Em um dos vídeos, um dos trabalhadores reclama que existe álcool gel, mas distante do local em que eles têm de ficar. Outro, no Cais do Outerinho, Ponto 3, conta que a tripulação do navio é que cedeu um kit de higienização. Em outras imagens, é mostrado o banheiro do Armazém 15, sem sabonete, papel e álcool gel. “É para segurança de todos. Saúde não tem nacionalidade e ser humano não tem preço”, brada um deles.

Nas dependências do Posto de Escalação nº 3 do Ogmo, o vídeo mostra um trabalhador apertando um reservatório que deveria conter álcool gel, mas não há nada. “Essa é a preocupação com o trabalhador. Cadê?”, diz.

Procurada, a Autoridade Portuária enviou a seguinte resposta:

“Assim que recebemos pedido sobre o grupo sanitário e lavatório que ficam entre os armazéns 15 e 16, uma equipe imediatamente foi ao local e providenciou a reposição dos materiais. A falta foi pontual, uma vez que a SPA estabeleceu a seguinte rotina logística: diariamente, a equipe da fiscalização verifica os locais ao longo do cais para reabastecimento por equipe de funcionários de empresa terceirizada. Apesar de se estimar que a capacidade seja adequada ao atendimento, é possível que, eventual e pontualmente, se verifique falta momentânea. Caso ocorra, pode ser solicitado pelo ramal interno 2529, do setor de fiscalização da SPA. A mesma equipe que abastece os distribuidores de álcool gel é também responsável pela reposição de sabão, papel toalha e pela limpeza dos sanitários”.

Já o OGMO respondeu em nota:

“O Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário do Porto Organizado de Santos informa que tem adotado todas as recomendações da Anvisa, Ministério da Saúde, Ministério Público do Trabalho e Ministério da Infraestrutura, por intermédio da Secretaria Nacional de Portos, e demais autoridades, para evitar a contaminação dos trabalhadores portuários avulsos pelo Coronavírus e recomenda que o trabalhador avulso dê preferência para fazer a sua escalação de forma remota, por meio da Escala Digital, disponível no site do OGMO Santos e pelo app OGMO Santos Digital, disponível nas versões iOS e Android”.

Confira os vídeos:


loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.