Temporada de cruzeiros em Santos perde dois navios por causa da pandemia
Por Carolina Iglesias em 08/09/2020 às 11:42
CRUZEIROS – A temporada de cruzeiros, que deverá ser iniciada na Baixada Santista com as primeiras embarcações em meados de novembro, promete ser duramente impactada, por causa da pandemia do novo coronavírus. A Costa Cruzeiros, que traria a Santos dois navios na temporada 2020/2021, o Costa Luminosa e Costa Fascinosa, já cancelou sua participação na temporada, na América do Sul. Com a decisão, a região terá uma queda de 209 mil passageiros em trânsito, segundo estimativas do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais).
Por enquanto, de acordo com a diretora de operações do Concais, Sueli Martinez, apenas a MSC mantém a expectativa de operação, com três transatlânticos: Preziosa, Seaview e Musica. Porém, ainda não há confirmação, porque os cruzeiros aguardam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Vamos ter um impacto muito grande na economia local. Em um dia normal, por exemplo, com dois navios atracados, temos uma movimentação de 400 táxis. Isso sem falar nos demais setores beneficiados com o trânsito de passageiros na região. Temos ainda empresas que lucram muito abastecendo os navios com comida, produtos de higiene. Vai ser uma perda muito grande, lamenta.
Na última temporada, segundo Sueli, o Concais registrou 257.520 embarques e 266.768 desembarques, com total de 574.377 passageiros em trânsito. Participaram da temporada de cruzeiros 13 navios, com 105 escalas.
Se for confirmada a temporada com apenas três navios da MSC, haverá uma queda de 60% no número de passageiros em relação à temporada passada. Além disso, por causa das regras sanitárias, ainda segundo a diretora de operações, os navios também só poderão operar com 60% de sua capacidade.
Tudo isso vai gerar uma queda de receita muito grande. Dos quase 400 trabalhadores que contratamos na temporada, vamos operar com cerca de 80, lamenta.
Adaptações
Sem definição sobre a liberação para embarque e desembarque, apesar da previsão de início da temporada para meados de novembro, o terminal já iniciou as adaptações necessárias para a segurança dos passageiros. Algumas medidas de segurança, já adotadas na temporada passada, terão melhorias.
Em fevereiro, já havíamos iniciado os protocolos sanitários. Para a próxima temporada estamos prevendo maior distanciamento social entre as pessoas, com pias lavatórias espalhadas pelo salão, horário para chegada, além da desinfecção de malas tanto no embarque e desembarque, uso de máscara obrigatório, disposição de álcool em gel, algo que já estávamos fazendo.
Ainda segundo Sueli Martinez, os passageiros receberão recomendações por áudio e em vídeo, nos painéis instalados no Concais. Haverá marcação no solo indicando o distanciamento, além de medição de temperatura para entrar no terminal. Na temporada anterior, a aferição só era feita antes da entrada de um passageiro no navio.
Estamos trabalhando duro para que as pessoas se sintam seguras. Também fizemos adequações em nosso ar-condicionado para que a renovação do ar seja de 70%, como ocorre em aeroportos. Também faremos a troca de filtros a cada dois dias.
Uma outra medida adotada para esta temporada, segundo Sueli, será a redução no preço do estacionamento instalado no terminal. Será uma opção para os passageiros que quiserem vir de carro.