Tecnologia, inovação e grandes nomes marcam abertura do Santos Digital Week

Por Santa Portal em 14/11/2025 às 11:00

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A primeira edição do Santos Digital Week (SDW) começou nesta quinta-feira (13), no Santos Convention Center, no bairro da Ponta da Praia, reunindo grandes nomes do mercado internacional de tecnologia, inovação e negócios. O evento recebeu mais de 10 mil visitantes, que acompanharam palestras sobre estratégias de mercado, vendas e inteligência artificial aplicada a negócios. O seminário tem sequência nesta sexta-feira (14), a partir das 9h.

Entre os momentos mais aguardados do dia esteve a participação da cofundadora do Nubank, Cristina Junqueira, que dividiu o palco com o mentor Joel Jota. Ela lembrou que, antes de criar sua fintech, os clientes se sentiam mal atendidos. “O setor financeiro é sempre o mais valioso. E, ao mesmo tempo, os clientes sempre se sentiram muito maltratados. Era muito difícil resolver qualquer coisa pelo celular. Você acabava sempre sendo jogado para a agência, enfrentando burocracia, tarifas elevadas e serviços ruins”.

Ciente deste cenário, o banco foi aberto com o objetivo de melhorar o relacionamento entre instituição e público. Trabalhando com este objetivo, a instituição cresceu e já ultrapassou 120 milhões de clientes no Brasil, além de atuar no México e na Colômbia. “Devemos entender quem é o cliente, qual o seu maior problema hoje, como podemos resolver, qual é a solução que a gente pode criar… Assim, a gente vai construindo e expandindo o negócio em função dos problemas que queremos resolver, oferecendo uma solução”.

Justamente por causa do desejo de melhorar a experiência do público, Cristina ressaltou que o Nubank passou a atuar também em telefonia, com o produto chamado NuCel. “Quantos problemas não temos com operadoras? Nós usamos a infraestrutura existente, mas tudo o que envolve atendimento, como fatura, cobrança, plano e cancelamento, é nosso. Tudo foi desenhado para ser melhor”.

Além da preocupação com a qualidade de serviços, os palestrantes do SDW destacaram a importância de se envolver a tecnologia nas operações. Por sinal, o head do WhatsApp no Brasil, Índia e Indonésia, Guilherme Horn, disse que as companhias estão entendendo isto. Por esta razão, o uso da IA já vai se espalhando.

“Noventa por cento das empresas estarão usando inteligência artificial até o fim do ano. Esta tecnologia não é mais para o futuro, mas já é um advento similar à descoberta da energia elétrica. Ela é uma grande revolução, que vai impactar nosso dia a dia como pessoas. Trata-se de uma oportunidade para pequenas empresas, de qualquer tamanho, porque traz a possibilidade de as empresas ganharem o tempo perdido. Aqueles que não fizeram transformação digital, agora, podem fazer um salto e colar nas que fizeram. É uma oportunidade, mas muitos não estão enxergando”, declarou.

O dia também contou com debates sobre comportamento, estratégia e mentalidade empreendedora. O CEO da B.Corp, Carlos Busch, que já atuou em empresas como a Oracle, destacou a importância do preparo técnico e emocional do empreendedor.

“Temos uma sociedade baseada na estatística de que 70% das empresas fecham. Na cabeça do empresário é terrível. É mais fácil, pela estatística, um tubarão me morder aqui, na Praia de Santos, do que uma empresa dar certo. É porque ninguém olha a base. A base é: só se prepara. Lê um pouco mais. Tudo tem ciência, negócio é ciência, é entender o ser humano, é servir, é entender produto, é saber precificar, é ter um modelo de negócio correto. Então, pela falta de conhecimento, a gente acaba achando que empreender é dor, porque a história foi assim. Talvez, para quem aprendeu na década de 1950, fosse dor mesmo, mas hoje, com tanta informação, não faz sentido”, falou.

Já o fundador da KNN Idiomas, Reginaldo Kaeneêne Santos, trouxe reflexões sobre sucesso e propósito. “Quer ser feliz? Faça alguém feliz. Quer fazer dinheiro? Faça outras pessoas fazerem dinheiro. Quer fazer sucesso? Ajude alguém a fazer sucesso. Quanto mais pessoas você fizer crescer, mais crescerá.”

Ainda, palestraram o CEO da Mosten, Danilo Abbondanza; o fundador da Rupto, Marcelo Toledo; o jornalista Phelipe Siani; a advogada Beatriz Finochio; e a jornalista e influenciadora Juliana Goes, entre outros.

Importância do SDW

Presente no evento, o presidente do Parque Tecnológico de Santos, Eduardo Bittencourt, destacou o impacto regional do Santos Digital Week. “Santos dá um salto com a realização desse evento. São mais de 11 mil pessoas, palestrantes de renome e startups da Baixada tendo acesso a conhecimento. Vão sair daqui negócios, sociedades e projetos que poderão contar com o suporte do Parque Tecnológico. Todos ganham”.

Os idealizadores do evento fizeram um balanço positivo do primeiro dia. Para Lara Finochio, o SDW já vai democratizando o acesso ao conhecimento. “A nossa ideia é dar acesso à informação e educação. Educação para empresários daqui quase não existe, e quando existe é fora da Baixada Santista. Trazer isso para Santos transforma realidades. O primeiro dia foi intenso e muito positivo. Temos ainda mais nesta sexta-feira”.

O também idealizador da iniciativa, Marcel Roxo, completou dizendo que o evento cumpre papel fundamental no ecossistema empresarial: “Quando fazemos um evento desse porte, contribuímos com a sociedade, com o empresário e com o ecossistema de networking. As pessoas se conectam durante dois dias e novas possibilidades nascem. Conexão é a alma do negócio”.

O SDW tem o apoio da Prefeitura de Santos e do Parque Tecnológico de Santos, além do patrocínio da Mosten, empresa especializada em tecnologia.

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