Tartaruga é encontrada morta com espuma nos pulmões e traqueia

Por Santa Portal em 22/02/2022 às 10:18

Uma tartaruga-cabeçuda com cerca de 40 kg foi encontrada morta na Praia do Indaiá, em Bertioga, no último sábado (19). Segundo o Instituto Gremar, ela tinha espuma nos pulmões e traqueia, o que a impediu de respirar corretamente. Isso pode ter sido causado pela ingestão de lixo ou interação com petrechos de pesca.

Uma equipe foi acionada pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e quando chegou à praia, o animal já estava morto. Com isso, o corpo foi recolhido e encaminhado para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá, para realização da necropsia.

No exame, foi constatado que a tartaruga era da espécie Caretta caretta, popularmente conhecido como tartaruga-cabeçuda, e que ela tinha como lesão principal uma grande quantidade de espuma na traqueia e pulmões, inviabilizado o movimento respiratório.

De acordo com o Gremar, apesar de dependentes do ambiente marinho, as tartarugas fazem a respiração pulmonar e dependem do oxigênio para a sobrevivência. Neste processo, a ingestão de lixo e a interação com petrechos de pesca descartados de maneira incorreta podem ser fatal.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.