Soldado do Exército desaparece após tentar salvar irmão no mar em Mongaguá
Por Santa Portal em 05/01/2026 às 05:00
O soldado do Exército Brasileiro Arthur Luis Carvalho Baião, de 19 anos, está desaparecido após se afogar no mar na tarde de sábado (3), na praia de Itaóca, em Mongaguá, no litoral de São Paulo. O jovem entrou na água ao perceber que o irmão passava por dificuldades, conseguiu ajudá-lo a sair, mas acabou sendo arrastado pela correnteza e submergiu diante de banhistas e equipes de resgate.
A ocorrência foi registrada por volta das 18h35, na altura do número 5470 da Avenida Governador Mário Covas Júnior. Segundo informações repassadas por familiares aos bombeiros, Arthur estava na praia quando percebeu o irmão em situação de risco e entrou no mar para socorrê-lo. O familiar conseguiu retornar em segurança à faixa de areia, mas o militar passou a apresentar sinais de afogamento logo em seguida.
Populares acionaram o guarda-vidas mais próximo, que iniciou imediatamente as manobras de salvamento. O soldado ainda chegou a ser visualizado na água, porém acabou submergindo, impossibilitando a continuidade do contato visual.
Diante da gravidade da situação, o Corpo de Bombeiros mobilizou equipes especializadas para as buscas, com o apoio de unidades de resgate marítimo, viatura operacional, moto aquática e embarcação, realizando varreduras na área onde a vítima foi vista pela última vez.
As buscas do primeiro dia foram encerradas por volta das 19h20, sem sucesso. No domingo (4), as equipes retomaram os trabalhos seguindo os protocolos operacionais, mas novamente Arthur não foi localizado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as buscas foram encerradas no fim da tarde de domingo e devem ser finalizadas nesta segunda-feira (5), conforme os procedimentos adotados em casos desse tipo.
O que diz o Exército?
Em nota, o Comando Militar do Sudeste informou que tomou conhecimento do desaparecimento do soldado Arthur Luis Carvalho Baião, de 19 anos, integrante do 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (20º GAC L). Segundo o Exército, o militar estava em período de dispensa por conta do feriado de Ano Novo no momento do incidente.
De acordo com a corporação, após ser informada pela família sobre o desaparecimento, na tarde de domingo (4), a unidade do soldado entrou em contato com o Corpo de Bombeiros e enviou um militar ao município para prestar apoio direto aos familiares, além de atuar como elo com os órgãos de segurança pública e salvamento responsáveis pelas buscas.
O Exército Brasileiro afirmou que segue acompanhando atentamente os trabalhos das equipes de resgate e que mantém o suporte necessário à família do soldado neste momento.