Shopping de Santos intimado a adotar medidas contra o novo coronavírus
Por #Santaportal em 11/07/2020 às 19:35
SANTOS – Mais um shopping center de Santos foi intimado neste sábado (11) pela Seção de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, a realizar adequações com base no protocolo sanitário do setor no município, que visa prevenir a circulação do novo coronavírus.
Localizado na Avenida Ana Costa, no Gonzaga, o shopping foi intimado pelos fiscais da força-tarefa a melhorar a orientação no piso sobre o fluxo de entrada e de saída próximo às portas; melhorar a disposição de álcool gel dentro das lojas, em local visível, de fácil acesso e bem sinalizado; deixar desativados os setores voltados ao entretenimento e não manter mostruário nas lojas de cosméticos.
?As melhorias a serem realizadas no interior das lojas devem ser cobradas pela administração do shopping?, explica a médica veterinária Luciane Valente, chefe de atividades técnicas da Sevisa.
De acordo com os fiscais que participaram da ação, o local apresentou um número de frequentadores compatível, tanto nas áreas comuns quanto no interior das lojas.
Os representantes do shopping devem realizar as adequações nos próximos dias. Sem aviso prévio, a fiscalização retornará para averiguar se foram cumpridas.
Em nota, o Shopping Parque Balneário informa que está tomando todas as providências com relação aos apontamentos da Vigilância Sanitária. São elas:
– Melhorar a disposição de álcool gel dentro das lojas, em local visível, de fácil acesso e bem sinalizado: Como algumas lojas estavam sem a sinalização nos dispensers, foi solicitado à sinalização. A mesma já esta sendo providenciada pelos lojistas.
– Sinalização de chão próxima a entrada/ saída do shopping: Foi solicitado pela Vigilância adicionar mais adesivos de sentido de fluxo no chão próximo as portarias. Além dos adesivos que já haviam sido aplicados anteriormente, novos adesivos foram adicionados hoje e mais estão sendo providenciados pelo shopping.
– Mostruário de teste nas lojas de cosméticos e perfumaria: Foi solicitada a sinalização do mostruário teste, que mesmo estando na loja, como parte do mobiliário, estava desativado para uso desde a reabertura do shopping. A sinalização informando que o mesmo não está disponível para teste já foi providenciada.
– Deixar desativados os setores voltados ao entretenimento: A Grua (máquina de pegar bichos de pelúcia) já foi desativada e não estará habilitada para funcionar durante esse período.
A administração do Shopping reforça ainda que, trabalha arduamente e com toda responsabilidade para a segurança de todos, seguindo os protocolos exigidos. Continuaremos seguindo as orientações dos órgãos sanitários competentes, que por ventura apontem e ou readéque alguma necessidade extra conforme a progressão das fases.
Retorno
Nesta sexta-feira, a Sevisa retornou ao shopping center que foi intimado na semana passada. Localizado na Rua Euclides da Cunha, também no Gonzaga, o estabelecimento cumpriu os itens para reduzir o risco de contaminação.
Pet shop
Nesta sexta-feira (10), um pet shop na Rua Manoel Tourinho, no Macuco, também foi fiscalizado. A loja de artigos para animais foi intimada a realizar adequações para melhor preservar a saúde de seus clientes.
A Sevisa intimou o estabelecimento a medir a temperatura dos frequentadores com termômetro digital na entrada; realizar marcação de fluxo de entrada e saída; fornecer álcool gel na entrada, nos sanitários e também no interior da loja; e manter carrinhos e cestos próximos à entrada, com disponibilização de álcool gel ao lado. Ainda na presença dos fiscais, a loja se adequou.
Denúncias
Qualquer pessoa pode fazer denúncias à Sevisa por meio da Ouvidoria Municipal. O contato pode ser realizado por meio do telefone 162, do Santos Portal ou presencialmente no Paço Municipal (Praça Mauá, s/nº – térreo), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.