Sete cidades da região abandonam obrigatoriedade das máscaras no transporte público

Por Santa Portal em 09/09/2022 às 17:15

Imagem ilutrativa/Unsplash
Imagem ilutrativa/Unsplash

O uso de máscaras em ônibus e no transporte público em geral deixou de ser obrigatório nesta sexta-feira (6), quando entrou em vigor o decreto do Governo do Estado de São Paulo sobre o tema. O Santa Portal fez o levantamento junto aos municípios da região sobre quais cidades vão seguir a flexibilização adotada pelo governo paulista.

Mongaguá e Guarujá informaram que ainda estão estudando a medida. Já Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão, Bertioga e Peruíbe vão emitir decreto tirando a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público. Itanhaém, por sua vez, informou que já havia tomado essa medida anteriormente.


A flexibilização ocorre após o conselho gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo, o antigo comitê científico, apontar altas taxas de cobertura vacinal, expressiva quedas nas internações pela doença e uma taxa de mortes por milhão de habitantes menor do que em países em desenvolvimento.

De acordo com o secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, David Uip, o quadro atual “dá a segurança necessária para a flexibilização do uso de máscaras neste momento”. No entanto, o governo estadual destaca que irá monitorar os dados epidemiológicos de forma constante.

Confira o que diz cada município da região sobre o tema:

SANTOS

A Prefeitura de Santos seguirá a determinação do Governo do Estado, por meio de decreto municipal a ser publicado nos próximos dias.

SÃO VICENTE

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos), informa que seguirá as diretrizes do Governo do Estado. Por isso, ainda nesta sexta, deverá ser publicado um decreto municipal sobre o assunto.

CUBATÃO

De acordo com a Administração Municipal, será publicado um decreto a respeito do assunto nesta sexta-feira, com validade a partir de segunda (12). O decreto segue as recomendações do governo do estado de São Paulo. A obrigatoriedade do uso da máscara continua nos postos de saúde.

MONGAGUÁ

A Prefeitura de Mongaguá informa que a decisão será avaliada junto ao o Gabinete de Combate à covid-19.

PERUÍBE

A Prefeitura de Peruíbe seguirá o Estado e publicará decreto adotando a liberação de máscaras no transporte municipal.

GUARUJÁ

A Prefeitura de Guarujá informa que irá convocar o Gabinete de Gestão de Crise, em caráter extraordinário, para discutir o assunto.

PRAIA GRANDE

Praia Grande definiu que o uso de máscaras no sistema de transporte da cidade deixa de ser  obrigatório. Em locais destinados à prestação de serviços de saúde ainda é preciso a utilização do item. A Cidade publicou nesta sexta-feira (9) o decreto 7639/22, que torna facultativo o uso de máscaras. A decisão segue as diretrizes do Estado de São Paulo, que anunciou em 8 de setembro o uso opcional da máscara em ônibus, metrô e demais veículos que contemplam o sistema paulista.

Ainda assim, o Comitê Técnico Científico de Praia Grande recomenda que grupos considerados vulneráveis, em razão de comorbidades clínicas, idosos a partir dos 60 anos de idade e pessoas imunossuprimidas sigam utilizando máscaras nos meios de transporte público para proteção pessoal.

ITANHAÉM

A Prefeitura de Itanhaém publicou no último dia 5 de agosto um decreto que revoga a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial nas unidades escolares da rede pública municipal. A dispensa do uso obrigatório no transporte coletivo já havia sido realizada anteriormente.

BERTIOGA

Seguindo recomendação do Governo do Estado e com base no índice de vacinação contra a covid-19 no Município, a Prefeitura de Bertioga decidiu suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público. A medida entra em vigor a partir deste sábado (10).

A proteção segue obrigatória em unidades de saúde e em ambientes fechados de escolas municipais, estaduais, particulares, cursos técnicos e similares, bem como em faculdades.

O decreto com todas as especificações será publicado nesta sexta-feira (9), no Boletim Oficial do Município.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.