São Vicente: ganso é resgatado por Pelotão Ambiental na orla do Itararé
Por #Santaportal em 04/02/2020 às 11:22
MEIO AMBIENTE – O Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal de São Vicente resgatou ontem um ganso que estava machucado. Vários munícipes entraram em contato pela manhã para a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal da cidade comunicando a respeito do ganso.
As primeiras informações era de que a ave estaria pela praia do Gonzaguinha, mas o ganso não tinha sido localizado. Por volta das 14 horas, a Secretaria recebeu uma ligação informando que a ave estava em um quiosque na praia do Itararé.
No local, uma funcionária explicou que o ganso estava na área da praia, perto dos urubus. O dono do quiosque achou estranho e resolveu pegar a ave, deixando-a no estabelecimento até a chegada da guarnição. Os funcionários chamavam a ave de Paulo Henrique Ganso.
Por ser uma ave doméstica, o ganso foi encaminhado para a Associação de Proteção aos Animais – Anjinhos de Rua, localizada em Peruíbe. Foi constatada uma lesão na asa esquerda. A ave será tratada e permanecerá no abrigo.
Em caso de se encontrar qualquer animal silvestre ou marinho, é necessário entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal, no telefone (13) 3569-2274, ou no 193 para a Guarda Civil Municipal.
A ave
Os gansos são aves da família Anatidae, que inclui também os cisnes e patos. Há mais de 40 variedades de gansos. Os selvagens habitam regiões de clima temperado, migrando para locais mais quentes durante o inverno.
Os gansos foram domesticados no Antigo Egito, para produção de carne e penas para fabricação de flechas. Os gansos domésticos são mais ativos durante a noite e, dado o seu sentido territorial, podem exercer funções de cão de guarda. A ave em cativeiro vive até 50 anos.