São Vicente ganha novas árvores, mas vandalismo é maior obstáculo
Por #Santaportal em 25/09/2014 às 09:32
SÃO VICENTE – As ruas, avenidas, escolas, praças e equipamentos públicos nas Áreas Continental e Insular de São Vicente ganharam quatro mil mudas de várias espécies nativas como Ipê, Pau formiga, Quaresmeira, Pau Brasil, Ingá e Palmeira jerivá.
A medida, colocada em prática há um ano passado pela Secretaria de Obras e Meio Ambiente, faz parte de um termo de compromisso ambiental firmado com a EMTU- Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos pelo corte de cerca de quinhentas árvores da Linha Amarela, onde está sendo implantado o VLT- Veículo Leve sobre Trilhos, que está sendo reurbanizado. Ficou acertado o plantio de quase sete mil mudas de mais de quarenta espécies nativas na Cidade.
As palmeiras imperiais retiradas do mesmo trecho foram replantadas na orla do Itararé. A maioria tem mais de sessenta anos. Os troncos pesam em média 12 toneladas e medem até 15 metros de altura.
Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria de Obras e Meio Ambiente, Gilmar Peralta, atualmente o trabalho se concentra na área insular. Já foram realizados, por exemplo, plantios na Avenida Angelina Pretty, acesso à Área Continental, no Centro de Convenções da Costa da Mata Atlântica e na entrada da Cidade, próximo à Rodovia dos Imigrantes.
Vandalismo
Apesar dos benefícios para o meio ambiente, ainda há falta de consciência. O engenheiro agrônomo revela que uma grande quantidade de mudas foi perdida por ação de vândalos e terá que ser replantada. “No momento estamos avaliando as perdas que tivemos”, destaca.