Santos investiga morte por suspeita de coronavírus; Baixada tem 242 casos suspeitos

Por #Santaportal em 19/03/2020 às 19:27

SAÚDE – A Baixada Santista tem novos dados sobre os casos suspeitos de coronavírus na região. Até o momento, não há nenhum paciente que mora na Baixada confirmado com a doença, porém uma morte suspeita pelo novo coronavírus está sendo investigada em Santos. Além disso, uma paciente, moradora de São Paulo, está com o Covid-19 e passando o período de isolamento em um condomínio de Guarujá ? ela não entra na contagem oficial por residir na capital paulista. São 242 casos suspeitos em toda a região.

Santos
Até o momento, não há casos confirmados da Covid-19 em Santos. Nesta quinta-feira (19), a Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) de Santos recebeu do Instituto Adolfo Lutz (IAL) 17 descartes de casos suspeitos da doença. Com as novas notificações repassadas pelas unidades de saúde (públicas, filantrópicas e particulares), a Cidade monitora agora 101 casos suspeitos entre moradores de Santos. Deste total, 11 pacientes estão internados em hospitais, sendo sete deles em leitos de UTI.

A Secretaria de Saúde de Santos destaca que os hospitais públicos, privados e filantrópicos da cidade também atendem pacientes com suspeita do novo vírus com residência em outros municípios. Portanto, boletins divulgados por estas instituições podem apresentar números diferentes dos casos de pacientes residentes em Santos.

A Seviep investigará a morte de um paciente, de 62 anos, que estava internado na Sala de Emergência da UPA da Zona Noroeste. O paciente com quadro associado de diabetes mellitus deu entrada na unidade, no último dia 17, e faleceu na noite de quarta-feira (18), tendo a suspeita do novo coronavírus (Covid-19) apontada no atestado de óbito devido aos sintomas similares da doença. As amostras colhidas do paciente durante a sua internação serão analisadas pelo IAL, laboratório estadual de referência para o diagnóstico, devendo ter prioridade para o resultado, com estimativa de dois a cinco dias para conclusão. O paciente não tinha histórico de viagem ao exterior nem de contato com casos suspeitos ou confirmados da doença. Segundo consta no Cadastro Nacional de Saúde, ele é residente de Praia Grande, mas informou à UPA endereço de imóvel localizado na Zona Noroeste de Santos, o que está sendo apurado pelas equipes de saúde do Município.

Praia Grande
Praia Grande é a segunda cidade da região com o maior número de casos suspeitos, tendo contabilizado 79 pacientes com suspeita da doença. Desse total, 12 já foram descartados após os exames.

Atualmente, 67 casos suspeitos estão aguardando o resultado dos exames que foram colhidos e enviados para o laboratório do Instituto Adolfo Lutz (IAL), referência para este tipo de procedimento no Estado.

Guarujá
A Secretaria de Saúde (Sesau) de Guarujá informa que, no momento, monitora 29 casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19). Essas pessoas estão em isolamento domiciliar e aguardam resultado laboratorial. A maioria dos pacientes possui histórico de viagem à China ou Itália. Não há casos confirmados da doença.

Bertioga
Quarto município com o maior número de pacientes, Bertioga registra 15 casos suspeitos e um teste negativo para a doença.

São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que a Cidade tem 12 casos suspeitos de Covid-19 sendo investigados. Os pacientes têm quadro de saúde estável. Todos estão em isolamento social.

Peruíbe
A Vigilância Epidemiológica de Peruíbe informa que no início da tarde desta quinta-feira (19) há nove casos suspeitos do novo coronavírus (COVID-19) no município aguardando resultado.

Ainda de acordo com a Vigilância, os casos são de histórico de viagem ou contato com caso confirmado. Todos estão em isolamento domiciliar e tiveram sintomas respiratórios e febre.

Até o momento a cidade registrou 10 casos suspeitos. Vale lembrar que o primeiro caso suspeito foi descartado na última sexta-feira.

Itanhaém
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Itanhaém possui três casos suspeitos do coronavírus, investigados e acompanhados pela Vigilância Epidemiológica da Cidade. Os casos suspeitos são moradores de Itanhaém, sendo duas do sexo feminino, de 15 e 33 anos, e a outra do sexo masculino de 35 anos. Esses munícipes realizaram exames e as amostras estão sob análise do Instituto Adolfo Lutz (IAL), laboratório estadual de referência para o diagnóstico. Todos passam bem e estão em isolamento domiciliar.

Cubatão
Já a Secretaria Municipal de Saúde informa que Cubatão a cidade possui quatro casos suspeitos e nenhum confirmado para Covid-19. Esses pacientes estão sendo investigados e acompanhados pela Vigilância Epidemiológica. Esses munícipes realizaram exames e as amostras estão sob análise do Instituto Adolfo Lutz (IAL), laboratório estadual de referência para o diagnóstico. Todos passam bem e estão em isolamento domiciliar.

Mongaguá
A cidade apresenta dois casos suspeitos de coronavírus, que aguardam resultados de exames. Um é de uma criança de 2 anos, que veio do Chile, e o outro é de uma senhora de 67 anos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.