08/06/2021

Advogada se recusa a usar máscara e questiona atuação da GCM: "imoral e ilegal"

Por Santa Portal em 08/06/2021 às 12:58

Uma advogada santista foi autuada no último sábado (5), por não usar máscara de proteção contra a covid-19 em local público, desrespeitando o Decreto Municipal. Ela foi abordada pela Guarda Civil Municipal, enquanto caminhava pela praia do Gonzaga, o que resultou em um desentendimento com os agentes.

De acordo com um vídeo publicado nas redes sociais pela própria advogada, gravado no momento da abordagem, eram 10h, ela estava com máscara em mãos e que a PM e a GCM estariam no local para “intimidar trabalhadores, banhistas e pedestres”. “Querem que eu assine um auto de infração. Eu solicitei que colocassem que eu estava com a máscara na mão, mas ele se recusa. É uma vergonha colocar que estou sendo autuada em uma praia, na beira da água? Qual é a justificativa? O documento não deve ser completo?”, questionou.

Segundo a mulher, ela estava se exercitando e não estava usando máscara por “motivos óbvios”. “Isso é inconstitucional, imoral e ilegal. O Bolsonaro não fez essa lei”, enfatizou.

A advogada, identificada com Celeste Gouvea, mora nos Estados Unidos e está há seis meses na Cidade. A reportagem do #Santaportal tentou contato com ela através das redes sociais, mas ainda não obteve resposta.

Em nota, a Prefeitura de Santos informou que a GCM orientou quanto a obrigatoriedade do uso de máscara fácil e, diante da recusa, foi aplicada multa no valor de R$ 300. “A GCM destaca que a multa é aplicada a pessoa que não traz consigo a máscara e/ou se recusa a usar corretamente, ou seja, cobrindo nariz e a boca”.

O presidente da Associação dos GCM’s da Baixada Santista relembrou que também está em vigor a lei federal 13979/20 que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção individual em locais públicos e privados, inclusive com imposição de multa que será definida e regulamentada pelo ente federativo competente. “A associação apoia e parabeniza os GCM’s envolvidos na ocorrência pelo profissionalismo e empenho por contribuírem de forma direta na prevenção da saúde da população e por estarem a frente dessas ações que por diversas vezes não tem o reconhecimento da população”, disse ao #Santaportal.

(Foto: Reprodução)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.