Santos adia desfiles de escolas de samba no Carnaval 2022
Por Santa Portal em 10/01/2022 às 19:12
A Prefeitura de Santos anunciou, nesta segunda-feira (10), que irá adiar os desfiles das escolas de samba do Carnaval 2022. Em coletiva de imprensa, o prefeito Rogério Santos afirmou que a decisão foi adiantada após pedido da Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess).
A decisão segue orientações das autoridades de Saúde de Santos e do Estado. Com a medida, o evento antes previsto para os dias 18 e 19 de fevereiro, não será realizado. Um novo formato de apresentação para ocorrer em nova data será discutido com a Licess.
O prefeito informou que em reunião, as agremiações pediram à prefeitura que a decisão fosse antecipada, devido ao aumento no número de casos de gripe e covid-19 na região. Por conta do cenário epidemiológico, o município decidiu não realizar os desfiles de Carnaval na data. O prefeito garante que os desfiles devem acontecer ainda neste ano.
O prefeito informou ainda que servidores da prefeitura, inclusive o secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, estão infectados com covid-19, assim como muitos profissionais da área da saúde. Dessa forma, o cenário da pandemia está se agravando na cidade.
“As pessoas estão testando positivo para o vírus da covid mas não estão sendo internadas. Dos casos que hoje temos em Santos, 47% das pessoas internadas mais graves são pessoas que não estão com a vacina em dia. Ou não tomaram, ou estão com doses defasadas”, disse Rogério Santos.
“Santos é uma das cidades que mais vacinou no Brasil com a segunda dose, mas muitos santistas ainda não tomaram a terceira dose. Precisamos fazer a terceira dose, e se possível, logo, a quarta dose”, completou.
Sobre os cuidados com a pandemia, o prefeito disse que ainda é importante usar a máscara, estar com as doses da vacina em dia, e evitar aglomerações, o que justifica o adiamento do Carnaval 2022. Pelo mesmo motivo, foram cancelados os shows que aconteceriam neste mês no Centro de Santos, promovidos pela Prefeitura.
A data para que os desfiles aconteçam ainda não foi definida, devido ao cenário imprevisível da pandemia. O presidente da Licess, Fábio Przygoda, afirma que a decisão foi a mais prudente neste momento.
“É a maior festa do nosso país, e a gente não pode colocar as pessoas em risco. Esse é um momento de respeito, que a gente tem que preservar as vidas das pessoas”, finalizou.