Região Metropolitana da Baixada Santista completa 25 anos nesta sexta-feira
Por Santa Portal em 30/07/2021 às 06:25
A Região Metropolitana da Baixada Santista completa, nesta sexta-feira (30), 25 anos de existência. A região foi instituída em 30 de julho de 1996 como a primeira região metropolitana do Brasil sem status de capital.
A população total é de cerca de 1,8 milhão, que estão distribuídos entre os nove municípios: Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá, Cubatão, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. A Baixada Santista é a 17ª região mais populosa do país, num território de 2.422 km².
Para comemorar a data, o diretor executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), Milton Gonçalves da Luz, reconhece que são muitas as conquistas trazidas pela metropolização nestes 25 anos, com a participação da Agem.
“Avançamos muito na área de mobilidade, com o VLT, que hoje é uma realidade, e vamos avançar ainda mais com o Plano Regional de Mobilidade Sustentável e Logística (PRML-BS) coordenado pela Agem e apoiado pela União Européia, com recursos do Programa Euroclima+, que financia ações de mitigação e adaptações ao efeitos das mudanças climáticas, com apoio financeiro da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD)”, salientou ele.
Além disso, ele ressalta ainda a Implementação do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, do Projeto de implementação do Geoprocessamento dos municípios da região e do Selo Metropolitano de Turismo também como grandes conquistas.
O mapeamento habitacional dos assentamentos irregulares também merece destaque. “Esse trabalho constitui-se numa ação de extrema importância, pois o levantamento de dados tem o intuito de subsidiar ações conjuntas dos governos municipais e estadual para o enfrentamento de um dos maiores desafios a serem vencidos na região: o grande número de moradias precárias e palafitas existentes”, acrescenta.
Ele também destaca a relevância da atuação das 16 câmaras temáticas que desenvolvem um trabalho de pesquisa e planejamento de ações, visando a solução de problemas e o desenvolvimento dos nove municípios da região.