Reclusão social por coronavírus traz mudanças na atmosfera; Professor da Unisanta explica

Por #Santaportal em 29/03/2020 às 09:25

CORONAVÍRUS – O isolamento social em razão da Covid-19 tem deixado a população em casa e os carros nas garagens. O impacto disso já pode ser sentido na atmosfera. Imagens divulgadas pela Nasa, por exemplo, chegaram a mostrar a diferença que a quarentena trouxe ao meio ambiente na China, o que se aplica a qualquer cidade do mundo que esteja neste processo, dentro do combate a propagação do vírus.

“Neste curto período em que estamos de quarentena, podemos verificar uma redução grande do número de veículos em trânsito na cidade com uma diminuição proporcional da poluição atmosférica e com uma consequente melhora significativa da qualidade do ar”, afirmou Daniel Siquieroli Vilas Boas, professor de Biologia Molecular e Genética Humana da Unisanta, ao #Santaportal .

O docente explica que a poluição atmosférica é composta principalmente por materiais particulados microscópicos que ficam em suspensão no ar e que são gerados, entre outras fontes, pela queima de combustíveis e pelo desgaste dos pneus dos carros e demais veículos. “Esses materiais particulados costumam ser vistos como uma camada de fumaça cinza sobre os grandes centros urbanos, sobretudo nos períodos de estiagem”, completou.

Siquieroli lembra que a poluição atmosférica agrava os sintomas de doenças inflamatórias, como hipertensão arterial e outras cardiopatias, alergias, asma e diabete. “Pessoas com essas doenças em estado agudo fazem parte, junto com os idoso, do grupo de risco da Covid-19”, disse. “A redução da poluição atmosférica promove uma maior estabilidade no estado geral de saúde de pessoas com doenças inflamatórias e isso poderá ser um fator de proteção contra a infecção causada pelo SARS-Cov2”, emendou.

O professor também explicou a rmudança no céu noturno, mais claro e azulado, com mais estrelas e planetas visíveis. “Isso se deve em parte à redução do material particulado na atmosfera que, nos dias de elevadas concentrações, costumam desviar os raios luminosos, diminuindo a visibilidade dos astros”, concluiu.

noticia2020328315723.jpg
Reprodução/ANSA

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.