Com o robô mais moderno do mundo, o Da Vinci Xi, a Santa Casa de Santos realizou na manhã deste sábado (15) a primeira cirurgia robótica da região. O hospital passa a oferecer o melhor recurso de tecnologia cirúrgica, com a realização de procedimentos complexos e minimamente invasivos, com a máxima segurança do paciente.





Segundo o provedor Ariovaldo Feliciano, as cirurgias robóticas irão modernizar a saúde da Baixada Santista e coloca a Irmandade em outro patamar de atendimento de excelência. “A aquisição desse robô de primeira linha, é mais um avanço para a medicina, nós estamos preparados para cumprir mais essa etapa na Nova Santa Casa de Santos”, finaliza.

A primeira cirurgia foi realizada pelo coordenador do Projeto de Robótica do hospital e médico urologista, Dr. Matheus Miranda Paiva que fez o procedimento chamado Prostatectomia Radial Robótica, no paciente de 66 anos. Além disso, a equipe da urologia do Dr. Eloi Moccellin também participou de perto do procedimento.





Dr. Matheus Miranda Paiva é grande referência em cirurgias robóticas e explica que na maioria das vezes, são indicadas para o tratamento de câncer, mas a abrangência da técnica é muito mais ampla. Por serem cirurgias minimamente invasivas, a maioria dos pacientes que precisam realizar procedimentos possuem indicação, e é muito raro alguém ter contraindicação para cirurgia robótica, por ser bem menos agressiva do que as outras técnicas.






Prostatectomia Radical Robótica





Consiste na remoção completa da próstata através do sistema robótico que proporciona ampliação da imagem e uma visão 3D dos campos operatórios, o que permite total controle do procedimento.






Cirurgias Robóticas





As cirurgias robóticas são procedimentos minimamente invasivos, onde braços robotizados realizam pequenas incisões nos pacientes e, com exímia precisão, operam com instrumentos acompanhados de uma câmera. O robô é controlado por médicos cirurgiões especializados, que manipulam o procedimento através de uma mesa de comando, denominada console do cirurgião. Esta modalidade de cirurgia é considerada amplamente segura e oferece muitos benefícios, como a rápida recuperação do paciente, menor sangramento, menor tempo de internação hospitalar e menor risco de infecções.





Da Vinci Xi





Desenvolvido pela Intuitive, marca líder no segmento de robótica assistida, o sistema cirúrgico do robô Da Vinci Xi possui tecnologia de última geração, que inclui visão 3D de alta definição, instrumentos articulados, em formato modular e adaptável, com maior acesso anatômico, facilidade de uso e integração completa, permitindo um novo padrão de cirurgia minimamente invasiva.