Praias de Santos registram grande movimento; pessoas sem máscara também apareceram
Por #Santaportal e Estadão Conteúdo em 11/07/2020 às 17:42
PRAIAS – A mudança da Baixada Santista para a faixa amarela para o Plano São Paulo do Governo do Estado e o sol absolutamente convidativo parece que foram dois dos fatores responsáveis por causar um grande movimento nas praias de Santos e em outras cidades da região neste sábado, embora a pandemia do coronavírus continue. A eliminação da restrição de horários para atividades físicas e esportivas individuais na Cidade na faixa de areia e calçadão, em vigor desde o dia 6, também certamente ajudou.
Embora muitos se protejam, outros nem tanto. Havia pessoas circulando sem máscara pela orla de Santos, conforme se nota nestas imagens feitas por Andressa Lara, do #Santaportal. Porém, a Guarda Civil Municipal informa, em nota, que continua fiscalizando as medidas restritivas em vigor na orla, em função da pandemia de Covid-19, com reforço no efetivo aos finais de semana.
Em Guarujá, não há mais restrição de horário para as pessoas se exercitarem na faixa de areia ou surfar. Porém, é proibido entrar no mar, exceto para prática de esportes aquáticos. Além disso, não é permitido colocar cadeiras ou guarda-sóis na faixa de areia.
“Fiquei dois meses sem surfar, costumava vir ao Guarujá para aproveitar a praia com a família. Foi difícil ficar sem o surf”, contou Marcella Moura, de 21 anos, antes de entrar no mar da praia de Pitangueiras. “Procurei ficar em casa para fazer exercícios por aplicativo, mas não é a mesma coisa. Foi muito bom vir aqui e surfar pela primeira vez depois de tanto tempo”.
Para muitas pessoas, o retorno à praia gerou dúvidas. Por isso, guardas-civis municipais fiscalizavam possíveis irregularidades cometidas por visitantes, como aglomeração ou banhos de mar.
A liberação para estar na praia em qualquer horário começou neste sábado, 11. Antes, só era possível permanecer na faixa de areia ou no mar até as 10 horas.
“Moro em Guarulhos, mas tenho apartamento aqui no Guarujá. Faz muita diferença não ter limite de horário, porque antes, quando chegava com meu neto, já estava quase na hora de ir embora. Fiquei muito tempo sem vir à praia e agora poder voltar é maravilhoso, uma sensação de estar livre”, disse Selma Cordeiro, de 57 anos.
Litoral Norte
Já no Litoral Norte, as cidades também registraram movimentação nas praias, que estão liberadas desde o fim de junho. Em São Sebastião, o acesso voltou a ser proibido para passeio e turismo Agora, só é permitido o acesso para a prática de atividades físicas individuais. Além disso, os ambulantes podem trabalhar todos os dias, mas sem fixar lugar.

Gisela Bello/Santaportal