Homem é multado por manter aves silvestres em cativeiro
Por Santa Portal em 07/07/2021 às 08:15
Um homem foi autuado por manter 11 aves silvestres em cativeiro sem autorização. A equipe da Polícia Militar Ambiental soube do caso através de uma denúncia anônima e se dirigiu a residência, em Praia Grande.
O proprietário do imóvel autorizou a entrada dos policiais e acompanhou a vistoria. No local, foram encontrados 9 coleirinhos-papa-capim e 2 bicos de lata. Indagado sobre as aves, informou que tem os pássaros para domesticação, mas sem a documentação necessária para ter as aves. De acordo com a Polícia Ambiental, o homem desconhecia a necessidade de autorização.
As aves encontravam-se com água, comida e abrigo contra as intempéries, além de boa saúde e sem sinais de maus tratos.
Diante dos fatos, foi confeccionado o auto de infração e como medida administrativa, multa no valor de R$ 11 mil.
Foi realizado contato telefônico com os centros acolhedores de animais silvestres, para destinação, mas não foi possível. Com isso, as aves silvestres com sinais de domesticação permaneceram sob os cuidados do autuado, conforme termo de destinação sendo orientado sobre suas obrigações, como não poder soltar, vender, trocar, doar, desfazer de qualquer ave e cientificado quanto ao dia, local e horário do atendimento ambiental bem como do atendimento semipresencial.
A ocorrência será encaminhada à Delegacia Sede de Praia Grande.