Praia Grande confirma oitavo caso de varíola dos macacos

Por Santa Portal em 18/08/2022 às 11:17

Praia Grande confirma oitavo caso de varíola dos macacos
Praia Grande confirma oitavo caso de varíola dos macacos

Praia Grande confirmou mais um caso de varíola dos macacos nesta quinta-feira (18). O anúncio foi feita pelo boletim epidemiológico da cidade. Agora, a Baixada Santista conta com 28 casos.

De acordo com a Prefeitura, todos os pacientes estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela equipe de Vigilância Epidemiológica, todos estão estáveis. Ainda segundo a Prefeitura, os oito pacientes são homens e estão próximo a faixa etária próxima aos 35 anos.

A cidade com maior número de casos é Santos com 19 casos, São Vicente tem quatro casos, Guarujá dois e Cubatão um. Segundo as prefeituras, os pacientes estão em isolamento e com quadro estável.

Confira o que disseram as prefeituras

São Vicente

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que o Município registra quatro casos confirmados da varíola dos macacos e cinco casos suspeitos em investigação.

Todos os pacientes confirmados são homens. Todos os casos, suspeitos e confirmados, estão em isolamento e monitoramento constante realizado pela Vigilância Epidemiológica. Sete casos foram descartados.

A Sesau reforça que segue um rígido protocolo quando há algum caso suspeito. O procedimento inclui atendimento clínico minucioso, isolamento do paciente, notificação do caso, coleta de exames e monitoramento do paciente e de pessoas que tiveram contato direto com o suspeito.

Santos

A Seção de Vigilância Epidemiológica de Santos (Seviep) registrou, nesta terça-feira (16), mais dois casos da varíola dos macacos, totalizando onze casos confirmados na Cidade. Todos os infectados são homens, adultos, sem sinais de gravidade. Destes, quatro já cumpriram o período de isolamento e estão recuperados.

Santos ainda possui 19 casos suspeitos, pessoas que estão em isolamento domiciliar enquanto o Município aguarda o resultado de exames enviados ao Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência do Estado.

Todos os residentes em Santos confirmados ou suspeitos da doença são acompanhados pela Seviep. A pessoa que identificar algum dos sintomas da doença deve ir à policlínica de referência do bairro em que mora, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou a uma das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que funcionam 24 horas.

Cubatão

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o homem de 32 anos diagnosticado com varíola dos macacos está em Araras, interior de São Paulo, e, ao realizar o exame, cadastrou endereço de Cubatão. A Vigilância Epidemiológica de Cubatão já entrou em contato com ele, que passa bem, e monitorando os familiares que moram na cidade da Baixada Santista.

Vale ressaltar que, apesar da notificação ser de Cubatão, ainda não foi confirmado nenhum caso que, de fato, tenha ocorrido no município.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.