Porto de Santos: Cap San Lorenzo deixa Brasil
Por #Santaportal em 01/06/2020 às 17:30
CORONAVÍRUS – O navio de cargas Cap San Lorenzo foi autorizado a deixar o Porto de Santos (SP) e o litoral brasileiro. A embarcação estava impedida de operar devido a uma suspeita de Covid-19.
O navio foi liberado com base na legislação que prevê que as embarcações que não queiram se submeter às regras sanitárias do Brasil podem seguir viagem. Porém o navio não tem autorização de parada em qualquer outro porto do país. Esta ação está prevista na resolução RDC 79/2009 da Anvisa e nos regulamentos marítimos internacionais.
O Cap San Lorenzo já deixou e Brasil e seguiu em direção ao porto de Algeciras, na Espanha. Para isso o comandante da embarcação apresentou carta se responsabilizando pela decisão e pela situação a bordo do navio.
Neste momento permanecem na quarentena de 14 dias em Santos os navios Pedro Álvares Cabral e o Log In Jatobá, ambos embarcações de transporte de cargas.
Pedro Álvares Cabral
O Pedro Álvares Cabral registrou um caso de Covid-19 a bordo, detectado por teste rápido. Com isso o navio está impedido de realizar desembarques ou de operar no porto.
O navio tem 21 tripulantes e neste sábado serão coletadas amostras de todos tripulantes para análise laboratorial pelo método mais preciso que é o PCR.
Log In Jatobá
O Log In Jatobá deixaria a quarentena na última terça-feira (26/5), mas a Anvisa solicitou à empresa responsável pela embarcação novos exames laboratoriais em 13 tripulantes. O motivo foi que estes 13 tripulantes voltaram a ter resultado positivo em testes rápidos aplicados na embarcação.
Os resultados dos novos exames no Log In Jatobá ainda são aguardados.