"Pode acontecer com todos nós e temos que nos cuidar", Felipe Torelli, arquiteto, curado de covid-19

Por Ted Sartori/#Santaportal em 14/04/2020 às 12:51

CORONAVÍRUS – Aos 40 anos, o arquiteto santista Felipe Torelli foi contagiado pelo coronavírus e está curado da doença. O #Santaportal conversou com o profissional, que contou os detalhes do que passou.

Você tem ideia de como pegou a doença?
Há duas suspeitas: a primeira é que estive em São Paulo em uma feira internacional de revestimentos, a Revestir. Passei quase um dia inteiro lá. Tinha muita gente de fora e do Brasil também. Já estava circulando o risco de contaminação com aglomeração. Mesmo assim, fui com minha equipe. Achei que não havia problema nenhum e posso ter obtido o contágio nessa ferira. A segunda hipótese foi com uma pessoa conhecida que encontrei. Ela tinha voltado de viagem interancional, pode ter sido contaminada. Conversamos durante meia hora.

Como, quando e onde foi o diagnóstico? E a recepção da notícia por sua parte e da família?
No dia 20 de março, comecei a sentir febre e muita dor no corpo. Achei que era algum tipo de inflamação na coluna pelo fato de surfar e jogar tênis, sempre forçar essa parte do corpo. Eu sou separado, mas estava com a minha namorada e minha filha. Todos ficaram preocupados, mas não imaginávamos que podia ser o vírus. Tomei remédios para dor e continuei me medicando. Até o dia que passei mal e fui para o hospital com muita tosse e falta de ar. Nessa hora a família se desesperou. Não foi fácil.

Quantos dias internado? Onde ficou internado?
Passei uma noite na Santa Casa de Santos. Quando cheguei no hospital, por sorte meu médico familiar (Marcelo Pilnik) estava de plantão e me atendeu de imediato. Ele já havia me alertado que se ficasse com falta de ar ou tosse era para ir para o hospital. Lá fiz os exames e fui super bem atendido. O hospital ainda estava com poucos casos, diferentemente do que está acontecendo hoje. Já fomos tomando todos os cuidados. Na tomografia, vi que meu pulmão estava com 25% comprometido. Também fiz o exame para confirmar se estava ou não contaminado. O resultado demorou por volta de quatro dias para sair e vi que realmente eu estava com o vírus.

Quais foram os piores e os melhores momentos desse período?
Os piores momentos foram os de febre e, principalmente, a tosse, porque foi muito forte e com falta de ar. Ainda bem que so tive esse sintoma por pouco tempo. O melhor disso tudo é que começamos a sentir uma valorização pela nossa vida e começamos a acreditar que não estamos livres de nada. As coisas podem acontecer com todos nós e temos que nos cuidar.

Você chegou a, digamos, ter maus pensamentos durante os piores momentos?
Você liga a TV todos os dias e só vê notícias ruins. Todo mundo só fala dessa pandemia. Meu pensamento nesse momento era de saber se poderia acontecer algo muito triste e pensei até em fatalidade. A cabeça não para de rodar e pensar em coisas horriveis durante todo o tempo.

E o momento da alta e da cura? Quando e como foi?
Meu exame conclusivo saiu na quinta-feira passada (9), e já estava melhorando clinicamente. O fato da minha tosse começar a reduzir começou a me dar um alívio e ver que estava passando. Estou feliz de estar melhor e nem quero lembrar do que passei.

Qual a mensagem que você deixa para as pessoas?
Não fiquem na rua e tomem os devidos cuidados. O negócio não é brincadeira. Passei momentos que nunca tinha passado na vida. Falo por mim: vendo o mar do jeito que está, dá vontade de surfar Só que, ao mesmo tempo em que todo mundo or surfar, abre para o cara jogar bola, frescobol, correr na praia…Então é melhor que ninguém faça nada até para o cuidado com todos. Estou distante da minha filha e com uma pessoa internada no hospital. Então não posso, por mais que eu esteja curado, me expor nem expor outras pessoas. Vamos colocar a mão na cabeça. É só mais um tempo. Está difícil para todo mundo. Meu escritório está funcionando, mas com todo mundo trabalhando via home office. Não estamos gerando muita renda, não está fácil, mas sei que vai passar. Todo mundo tem contas para pagar. Uns estão com dinheiro para pagar e outros estão sem. Vamos esperar. Vale a pena esperar esse momento dentro de casa.

O arquiteto também gravou um vídeo, que publicou em sua conta no Instagram @felipe.torelli:

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.