Mourão estabelece regras e comerciante que descumprir normas será punido: "Única forma de cobrar"
Por #Santaportal em 26/05/2020 às 22:08
PRAIA GRANDE – O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, se reuniu na tarde desta terça-feira (26) com cerca de 80 representantes de segmentos comerciais do município para discutir como será a reabertura gradual da economia na Cidade. A Associação Comercial de Praia Grande também participou do encontro.
?Fizemos a explanação, apresentamos os dados atuais da Covid-19 em Praia Grande, e depois entramos nos detalhes da proposta, que leva em consideração alguns fatores. Primeiro, deixando claro que não vamos abrir mão de algumas coisas básicas, não tem essa história de abrir e soltar todo mundo, se isso for possível a partir da decisão do governador de tentar liberar de forma regional. Depois temos que ter um dispositivo de forma regional para cada prefeitura tomar a sua atitude?, disse Mourão, em entrevista ao Caderno Regional, da Santa Cecília TV. Veja a entrevista completa no vídeo acima.
O chefe do executivo de Praia Grande destacou quais serão os principais pontos a serem seguidos pelos comerciantes da Cidade que forem autorizados a retomar suas atividades nos próximos dias. ?Dentro dessa dinâmica apresentei propostas de itens que não são negociáveis: distanciamento por m², tanto de funcionário para funcionário como para o cliente; uso de máscara externamente e internamente; higienização do espaço constantemente, seguindo critérios da Vigilância Sanitária; fazer testes constantemente nos funcionários; afastamento de imediato algum funcionário com problema respiratório ou algum sintoma de gripe e medição constante da temperatura das pessoas que entram no estabelecimento. Além disso, deverá ser fixado em todo estabelecimento as obrigações dos funcionários e dos clientes dentro do estabelecimento, de forma a proteger comerciantes e a população da exposição ao vírus?, explicou.
Outro ponto de destaque do regramento sanitário é que, caso um funcionário de uma empresa apresente algum sintoma de gripe ou suspeita de Covid-19, o dono do estabelecimento deverá comunicar o caso imediatamente para a Secretaria de Saúde.
?Todo empresário é obrigado a comunicar em tempo real se isso acontecer. Chegou alguém para trabalhar e está com coriza, suspeita de síndrome gripal, manda para casa e preenche o formulário via internet, avisando na sequência o call center do motivo pelo qual o trabalhador está se afastando e a suspeita, para que a gente ache essa pessoa imediatamente. Se ele não fizer isso e esse cidadão por conta própria for parar na unidade básica, vamos perguntar se ele está trabalhando e onde ele trabalha. Se (o empresário) não comunicou, vai ser multado ou ter sete dias da sua atividade suspensa. É a única forma de a gente cobrar alguma coisa de alguém, se não vem a consciência pela cidadania, vem pela força da ação?, afirmou.
Mourão ressaltou, entretanto, que mesmo com a retomada econômica gradual, o quadro do novo coronavírus no município será retomado e, caso haja uma disparada de casos na Cidade, comprometendo a capacidade de atendimento aos pacientes do sistema de saúde, as regras da flexibilização poderão ser reavaliadas.
Para isso, o prefeito denominou como “critérios” as cores branca, verde, amarela e vermelha, com as projeções dos números de casos e internações. Com base nesses dados serão tomadas as decisões da Administração Municipal.
?Não podemos que esse começo (de retomada econômica) é um alvará temporário. Estabelecemos critérios que vamos levar em consideração, que serão os números de casos, óbitos, internações em leitos de UTI, em enfermaria. Estabelecemos alguns padrões, que são fundamentais, como duas linhas brancas entre 50 e 80 casos por dia, indo a 100 casos entramos em uma linha verde, 120 casos vamos para uma linha amarela e dali para cima uma linha vermelha. Esses parâmetros serão sempre controlados e, se ocorrer de atingirmos o começo da faixa amarela, nós temos que recuar e adotar outras medidas?, concluiu Mourão.
A nova etapa da quarentena deverá levar em conta as características de cada região, em algo que foi classificado pelo governador João Doria como uma ?quarentena inteligente? ou heterogênea.
Os detalhes da nova quarentena vão ser divulgados por Doria em entrevista coletiva nesta quarta-feira (27), a partir das 12h, no Palácio dos Bandeirantes. Antes dessa entrevista, o governador vai participar ao vivo da edição desta quarta do programa Bom Dia Cidades, da Santa Cecília TV. O telejornal, apresentado por Natalie Nanini, vai ao ar das 8h às 9h, de segunda a sexta-feira.