Morre Luiz Carlos Carlan, professor de várias gerações em Santos
Por #Santaportal em 12/07/2020 às 17:18
LUTO – Morreu aos 76 anos Luiz Carlos Carlan, professor de Biologia de várias gerações em Santos. Ele era pai de Gustavo Klein, jornalista e editor-chefe do Santaportal, além de Patrícia Klein Carlan e Rafaella Carlan. Por causa das regras da Covid-19, o velório seria de duração curta e destinado apenas à família.
Nascido no Rio de Janeiro e formado em Ciências Biológicas pela USP (Universidade de São Paulo) em 1968, Luiz Carlos Carlan lecionou no Colégio Santa Cecília de fevereiro de 1980 a julho de 2006, além dos colégios Universitas, São José, Tarquínio Silva, Ramos Lopez e Curso Cidade de Santos (Anglo).
“O professor Carlan foi um dos melhores professores de Biologia que eu conheci, com uma responsabilidade incalculável e respeitado pelos alunos, não apenas pelo seu grande conhecimento, mas também pelo seu alto astral. Como colega de trabalho, educadíssimo, respeitador e vai deixar um legado muito grande”, descreveu Marilisa Grottone, diretora do Colégio Santa Cecília.
A animação com relação à vida sempre foi uma característica de Luiz Carlos Carlan, tanto em suas conversas quanto em suas aulas, deixando marcas nas trajetórias de quem sentou nos bancos escolares e ouviu seus ensinamentos, assim como com os que conviveram com ele.
“Uma notável figura humana, educador de ponta, sempre estava antenado com as modernas didáticas que exigiam que com que os alunos se preparassem para os concursos vestibulares. Ele foi, inclusive, professor dos meus filhos Renata e Marcus e pude acompanhar de perto, como mãe, o carinho com que tratava os alunos. Bastante exigente, mas da mesma forma muito inovador. Também tive contato com o professor Carlan quando fui diretora do Colégio Santa Cecília. E foi com muito carinho que soubemos dos seus avanços na faculdade de Ciência e Tecnologia como orientador, assessoraando os professores de uma forma muito dedicada. Que ele continue inspirando outras gerações no trabalho de professorar, que é professar com muita fé”, comentou Sílvia Teixeira Penteado, reitora da Unisanta.
“Partiu hoje um grande e querido professor e pesquisador, o prof Carlan. Formou muitas gerações entusiasmadas com a Ciência, com o método investigativo e deixa muitos amigos e admiradores entre todos nós que convivemos com ele, a quem sempre estendia a mão, com um gesto fraternal e alegre. Um de seus últimos comentários foi o de sentir saudade de ir e vir, de estar livre com as pessoas amadas, sem medo de inimigos invisíveis. Ele, que ensinou a coragem do voo para tantos, está voando livre, alegre, cheio de sabedoria e luz, sem restrições de espaço-tempo. Nossa solidariedade à sua querida família, e aos filhos, os brilhantes Gustavo, Patrícia e Rafaella, a quem tão bem formou e preparou, e que continuam esse legado de amor e humanismo”, lembrou Lúcia Teixeira, presidente da Unisanta.
“O professor Carlan se dedicou à docência, coerente, dedicado, idealista, formou diversas gerações de alunos, sempre comprometido a evolução e progresso da educação. Teve um laço muito forte com o Santa Cecília, construindo uma linda história que ficará marcada pelos corredores e salas de aulas de nosso Complexo Educacional”, recorda Marcelo Teixeira, presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação.