Moradores voltam a se queixar de insegurança no túnel do VLT

Por #Santaportal em 08/10/2020 às 10:41

INSEGURANÇA – Moradores que residem nas proximidades do túnel construído para a passagem do VLT, no José Menino, em Santos, reclamam da falta de segurança no local. A queixa já é antiga, mas segundo eles, até o momento a situação continua do mesmo jeito.

A Reportagem da Santa Cecília TV esteve no local, na tarde da última quarta-feira (7), e fez diversos flagrantes. Usuários de drogas e muitos moradores de rua estavam alojados no local. A presença da equipe de jornalismo não intimidou ninguém.

A Prefeitura de Santos colocou câmeras de monitoramento no local e também uma base da Guarda Municipal, mas a fiscalização termina às 18 horas. O patrulhamento da Polícia Militar, ainda conforme os moradores, também é falho.

“Eu não tenho visto muito eles [policiais]. No início, quando nós cobramos, tinha todo dia um policial, mas já faz um tempinho que eu não vejo ninguém aqui”, comenta o morador João Carlos Gomes Nascimento.

noticia20201083426936.jfif

Foto: Reprodução/Santa Cecília TV

A insegurança é tanta que até mesmo devotos deixaram de frequentar a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, próximo à passagem do VLT. “Muitas senhoras vinham rezar, fazer uma corrente de oração e hoje eu não vejo mais isso”.

O novo playground construído em um espaço na Rua Santa Catarina também está sempre vazio. “A gente precisa de paz no lugar que a gente mora. E é isso que a gente não tem aqui. Não se tem paz para ir na igreja, em um supermercado, para ir nos bancos da praia. E aqui no túnel do VLT, principalmente. Eu vejo que o meu direito termina quando começa o do outro”, lamenta Luciane Michelletti Tonon.

“À noite, a gente não pode vir na igreja porque há muita insegurança. E quando não é um assalto, é um tiroteio. A gente tem reclamado, pedimos policiamento, ficaram de mandar viatura para ficar praticamente a noite inteira, mas a Prefeitura não está cumprindo com sua obrigação, que era de mandar guardas de folga para virem pra cá. A Polícia Militar também não está fazendo esse tipo de segurança”, afirma o morador João Laureano dos Reis.

Procurada, a Prefeitura de Santos informou que desde o setembro do ano passado atende a área com uma viatura da Guarda Municipal na região, todos os dias, das 7h até as 19 horas e que conta com o apoio da Polícia Militar. Já a PM informou que o policiamento já resultou, de janeiro a agosto deste ano, em 102 pessoas presas, 105 veículos roubados recuperados e cinco armas apreendidas.

Já a EMTU, responsável pelas operações do VLT, informou que o projeto de melhorias no túnel já foi apresentada à Prefeitura de Santos e que os ajustes finais estão em curso para o começo dos trabalhos.

Por fim, o Ministério Público disse que está fazendo uma busca na documentação enviada pelo município e pela empresa responsável, em procedimentos anteriores, para assim, tomar providências.

noticia20201083517202.jfif

Foto: Reprodução/Santa Cecília TV

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.