Moradores ficam 'ilhados' em bairro de Praia Grande após prefeitura colocar barreiras
Por Marcela Ferreira em 17/07/2021 às 17:20
A Prefeitura de Praia Grande instalou barreiras de concreto na entrada do bairro Nova Mirim. A ação deixou moradores indignados, já que o acesso ao bairro ficou impedido para veículos, inclusive ambulâncias e viaturas.
A empresária Patrícia Ogna Patrali, do projeto PG Invisível, que atua na comunidade, conta que a prefeitura iniciou a colocação dos blocos de concreto nesta semana. “Uma senhora passou mal lá na comunidade e eles tiveram que arrancar na marra, para que o carro de uma pessoa entrasse para poder socorrer”, relata.
Os moradores precisaram afastar os blocos, e ainda esperam que eles sejam retirados pela prefeitura. “Não tivemos opção, tentamos esperar ao máximo, a gente esperava que eles se posicionassem e eles tirassem. Como teve o imprevisto, não tivemos opção”.
Os relatos de moradores são que a prefeitura disse a eles que as barreiras foram colocadas para evitar o acesso de novas pessoas ao local. “Porém, o pessoal da Habitação foi lá há uns dias e derrubou alguns barracos. Eles conversaram com todos os moradores, marcaram os barracos e deixaram bem claro que se alguém levantasse mais algum barraco, seria derrubado. Então a população já sabe as regras, não tinha porque fazer isso”, explica a empresária.
Na sexta-feira (16), a prefeitura enviou um trator para afastar um dos blocos, abrindo o espaço suficiente para a passagem de uma cadeira de rodas, segundo o funcionário que esteve no local, mas segundo os moradores “não mora nenhum cadeirante na Nova Mirim”. Esta foi a única comunidade do município em que a prefeitura colocou a barreira.
Casos de escabiose
O bairro Nova Mirim repercutiu no mês de maio por uma explosão de casos de sarna humana, a escabiose. A população do bairro luta contra a doença há mais de um ano. Segundo Patrícia, a prefeitura se posicionou sobre o assunto, colocando à disposição equipes médicas para o tratamento.
“A prefeita se colocou à disposição para nos ajudar, tanto que fez a ação de um dia inteiro com as pessoas sendo medicadas. O que realmente acontece é que, quando sai o antibiótico do corpo – porque o tratamento é com ivermectina e antibiótico -, a escabiose volta. Então assim, a gente precisa cuidar da limpeza da comunidade, das roupas e tudo mais. Os casos agora aqui estão em uma fase onde a criançada já terminou a medicação, e os casos voltaram”, relata a empresária.
Reposta
Nas redes sociais, a Prefeitura de Praia Grande informou que a ação trata da contenção de invasões e construções irregulares em áreas de preservação ambiental, e explica que as barreiras colocadas na comunidade do bairro Nova Mirim não foram instaladas de acordo com o formato solicitado. Segundo a prefeitura, a equipe que esteve no local e realizou o trabalho se equivocou.
“Por se tratar de uma área congelada em que moram 58 famílias que já foram cadastradas pela Secretaria de Habitação para inclusão em futuros programas de moradia, as barreiras deveriam ter sido posicionadas de outra forma. Tal medida será corrigida.
Informamos ainda que a Prefeitura entrará em contato com o Estado para solicitar a inclusão dessas famílias no programa de auxílio moradia. Assim, essas pessoas terão reais condições de deixar essa área. Outra medida é a criação de um modelo de implantação de barreiras que será colocado em prática em ações futuras.
Por fim, a Comissão Especial se solidariza com as 58 famílias da comunidade por qualquer transtorno que a ação possa ter criado e ressalta que esse tipo de situação não se repetirá mais.
Em nota ao Santa Portal, a Prefeitura de Praia Grande informou que instalou 12 barreiras no local, que servem para impedir a entrada de carros com resíduos de construção civil na área e que eles aterrem a área com o material. Veja a nota completa:
A Prefeitura de Praia Grande informa que instalou barreiras new jersey para evitar novas invasões e construções irregulares em área de preservação ambiental no Bairro Nova Mirim. No total, 12 equipamentos do tipo foram colocados no local. Paralelo a esta ação, a Cidade segue monitorando diariamente 18 áreas, inclusive, com imagens de satélite e drones, para coibir estas ações irregulares.
Uma equipe da Secretaria de serviços Urbanos (Sesurb) de Praia Grande estava no local neste sábado (17) para reposicionar algumas barreiras. Cabe ressaltar que o maior objetivo é evitar que carros contendo de forma irregular resíduos da construção civil trafegam no local e aterrem a área com o material que estão transportando.
Congelamento – A comissão especial do Município que trata especificamente das ações para coibir essas invasões irregulares efetuou o congelamento desta área no Nova Mirim no último dia 23 de junho. Um cadastro socioeconômico foi desenvolvido com 58 famílias presentes no local. Novas atividades como esta serão efetuadas ao longo das próximas semanas em outras regiões da Cidade.
Denuncie – Em Praia Grande, munícipes que flagrarem atividades irregulares deste tipo podem denunciar essas infrações através dos telefones 153 (Guarda Civil Municipal) e o 162 (Ouvidoria Municipal).
Atendimentos de Saúde – A comunidade de reside nesta área no Bairro Nova Mirim conta com 58 famílias. Todas estão já foram atendidas e estão sendo acompanhados por equipes da Secretaria de Saúde Pública (Sesap). No dia 28 de junho, por exemplo, foram realizados 336 atendimentos, com 82 consultas médicas. Os casos de sarna humana nesta região já estão controlados. Ações sociais, como entrega de alimentos, kits de higiene e roupas, também foram realizadas no local.