Ministros da Infraestrutura e da Saúde vêm a Santos iniciar vacinação de portuários

Por #Santaportal em 26/05/2021 às 21:16

VACINAÇÃO – Os ministros da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e da Saúde, Marcelo Queiroga, vêm à cidade de Santos participar do início simbólico da vacinação dos trabalhadores portuários que atuam no Porto de Santos contra a covid-19, nesta quinta-feira (27).

A vacinação deve iniciar para os trabalhadores da categoria no dia 1º de junho, segundo anunciado pelo Governo do Estado de São Paulo nesta quarta (26).

A Autoridade Portuária de Santos (SPA) foi escolhida para promover o encontro entre as lideranças que se articularam para a repriorização dos trabalhadores portuários no Programa Nacional de Imunização (PNI) do Governo Federal, conforme anunciou o ministro Tarcísio no último domingo (23).

Serão vacinados 30 portuários representantes dos trabalhadores avulsos, da Autoridade Portuária e de terminais portuários a partir das 10h, na sede da SPA.

Priorização

O Governo do Estado de São Paulo confirmou que vai iniciar a vacinação dos trabalhadores do Porto de Santos a partir da próxima terça-feira (1º). Ao todo, devem ser vacinados 21 mil portuários. A informação foi confirmada pelo governador João Doria em entrevista coletiva nesta quarta (26), no Palácio dos Bandeirantes.

Na noite de terça-feira (25), os ministérios da Infraestrutura e da Saúde haviam confirmado que os 150 mil trabalhadores portuários de todo o Brasil seriam vacinados. A recomendação dos ministérios é para que os trabalhadores portuários procurem as secretarias de saúde das cidades e cobrem a respeito da vacinação da categoria. A primeira etapa vai atender 100% dos trabalhadores portuários e 78% de pessoas ligadas ao transporte aéreo.

No entanto, a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula, alerta que o total de doses enviadas pelo governo federal é insuficiente para a vacinação de todos os trabalhadores do Porto de Santos.

“Pretendemos que no dia 1º de junho 21 mil pessoas que trabalham no Porto de Santos sejam vacinadas. Mas para isso nós precisamos que o Ministério da Saúde envie mais doses. O quantitativo que foi enviado até agora não é suficiente para a vacinação completa desse público-alvo”, disse Regiane.

O grupo de portuários abrange neste momento funcionários das autoridades portuárias, funcionários de operadores (arrendatário ou autorizatário) e trabalhadores avulsos. Esses trabalhadores devem ser imunizados com as vacinas da AstraZeneca/Oxford, produzidas pela Fiocruz.

Protestos

Neste mês, os trabalhadores portuários realizaram mais de uma manifestação cobrando as autoridades pela vacina contra a covid-19. A categoria cobrava a Autoridade Portuária a respeito da vacinação, uma vez que o trabalho é considerado essencial, e os atuantes podem ter maior contato com as diferentes cepas do coronavírus, uma vez que trabalham em contato com pessoas do mundo todo no Porto. A categoria também chegou a realizar reunião com o prefeito Rogério Santos (PSDB) para apresentar as demandas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.