Ministério Público Federal recomenda medidas à Caixa na Baixada contra filas e aglomerações

Por #Santaportal em 29/04/2020 às 09:14

CORONAVÍRUS – O Ministério Público Federal expediu recomendação à Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal na Baixada Santista para que sejam implementadas medidas em agências e casas lotéricas com o objetivo de reduzir o risco de disseminação do novo coronavírus nesses ambientes.

A atuação do MPF foi motivada por reportagens e denúncias de aglomeração de pessoas que aguardavam atendimento. Essa situação pode se agravar porque os beneficiários do auxílio emergencial, criado pelo Governo Federal, irão se somar aos clientes regulares da Caixa e das lotéricas.

Para diminuir a concentração de pessoas, as medidas recomendadas são limitar o número de clientes no interior das casas lotéricas e agências, inclusive nas áreas de autoatendimento em caixas eletrônicos, e organizar filas internas e externas de modo que a distância mínima entre as pessoas seja de dois metros, sempre priorizando o atendimento de idosos e de pessoas dos grupos de risco, como cardíacos e diabéticos. Se necessário, agências e lotéricas podem abrir uma hora mais cedo, no mínimo, para realizar esse atendimento prioritário e distribuir senhas com hora marcada.

A higienização também merece atenção especial. Álcool gel 70% deve ser disponibilizado gratuitamente para os clientes e as áreas utilizadas pelo público, como caixas eletrônicos e balcões de atendimento, devem ser limpas constantemente.

O documento foi enviado para a superintendência da Caixa e também para ciência das prefeituras de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. A Caixa tem até cinco dias para implementar as medidas.

Procurada, a Caixa Econômica Federal enviou nota a respeito do assunto:

“A CAIXA tem atuado para amenizar os impactos econômicos na vida dos cidadãos brasileiros que sofrem os efeitos econômicos da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). O apoio à população mais carente exigiu a implementação de uma megaoperação de cadastramento e pagamento sem precedentes na história do País, resultando no maior programa de inclusão bancária e digital já realizado. Em conjunto com o Ministério da Cidadania e a Dataprev, em apenas duas semanas foi criada toda estrutura para cadastro e pagamento do auxílio emergencial do governo federal, que já contabiliza 44,3 milhões de pessoas beneficiadas.

Para atender quem mais precisa, teve início nesta semana o calendário escalonado de saque em espécie do auxílio emergencial nas agências, casas lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui para os beneficiários da Poupança Social Digital. O escalonamento foi pensado justamente para evitar a busca massiva às agências, no momento em que se recomenda evitar aglomerações.

Entretanto, agências em diversas partes do País registram grandes filas e aglomerações de pessoas que não fazem parte do público alvo do atendimento presencial, ou seja, clientes em busca de serviços essenciais (como saque do seguro desemprego e Bolsa Família sem cartão, desbloqueio de senhas, etc) e o público beneficiário do saque em espécie escalonado por data de nascimento. Levantamento da CAIXA aponta que apenas uma pessoa a cada cinco que buscaram presencialmente o banco nessa segunda-feira (27) tinha direito ao saque na referida data.

O aplicativo CAIXA Tem registrou milhões de acessos nos últimos dias, sendo que mais da metade é de usuários que não têm direito ao Auxílio Emergencial. A CAIXA recomenda que somente os brasileiros que receberam o Auxílio Emergencial pela Poupança Social Digital acessem o app CAIXA Tem.

O banco tem envidado todos os esforços para otimizar e acelerar o atendimento em seus canais físicos e digitais. E ressalta a importância de apenas buscarem as agências aqueles usuários que precisam realizar serviços essenciais ou os beneficiários que receberam o auxílio na Poupança Social Digital e desejem fazer o saque em espécie, conforme o seguinte calendário:

28 de abril ? nascidos em março e abril

29 de abril ? nascidos em maio e junho

30 de abril ? nascidos julho e agosto

04 de maio ? nascidos em setembro e outubro

05 de maio ? nascidos em novembro e dezembro

Visando otimizar a atendimento e organização das filas, a CAIXA também alocou 2.800 novos vigilantes e aumentou o número de recepcionistas para reforçar a orientação ao público e manter os protocolos já implementados para garantir a saúde de todos. Informa ainda que abrirá 800 agências no próximo sábado (02) em todas as regiões do país, no horário de 08 às 12 horas: http://www.caixa.gov.br/caixacomvoce/Paginas/default.aspx#agencias-feriado

A CAIXA informa que a prioridade ainda é manter o atendimento digital, por meio do cadastramento por app e site e a movimentação do benefício pelo CAIXA Tem. Desta forma, o banco reforça o pedido para que a população só se dirija às agências e casas lotéricas em último caso.

Vale lembrar que quem recebeu o crédito em poupança da CAIXA pode movimentar o valor digitalmente pelo Internet Banking ou mesmo utilizando o cartão de débito em suas compras. Os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para receber o auxílio receberão o crédito no mesmo calendário e na mesma forma do benefício regular. Para quem busca informações sobre o cadastro, os canais para esta consulta são o aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, o site auxilio.caixa.gov.br e a central telefônica exclusiva 111″.


loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.