Maior favela sobre palafitas do Brasil é atingida por incêndio pela segunda vez em menos de 10 dias; VÍDEO

Por Santa Portal em 03/02/2026 às 20:00

Reprodução
Reprodução

Pela segunda vez em menos de dez dias, a maior favela sobre palafitas do Brasil voltou a ser atingida por um incêndio em Santos, no litoral de São Paulo. O novo episódio foi registrado na terça-feira (3), no Caminho São Sebastião, nº 390, no bairro Rádio Clube, na Zona Noroeste da cidade. Veja no vídeo abaixo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi cadastrada por volta das 18h10, após acionamento da Central de Emergências 193. O incêndio, controlado próximo às 19h, atingiu entre cinco e sete barracos. Apesar da gravidade da situação, não houve vítimas.

A ocorrência foi atendida pelo 6º Grupamento de Bombeiros (6º GB), que mobilizou cinco viaturas e 14 bombeiros. No local, as guarnições atuaram em três frentes de combate e conseguiram conter as chamas e impedir a propagação do incêndio. No momento, os bombeiros realizam o trabalho de rescaldo.

A Prefeitura de Santos informa que o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Rádio Clube, à Rua Tenente Durval do Amaral, 366, está aberto para atendimento das famílias atingidas.

Estiveram no local as equipes da Defesa Civil de Santos, da Guarda Civil Municipal, da CET, da Prefeitura Regional da Zona Noroeste e da Secretaria de Desenvolvimento Social, além do Corpo de Bombeiros. A CPFL também foi acionada para efetuar o desligamento da transmissão de energia, com o objetivo de evitar riscos de choque durante a operação de combate às chamas.

O novo incêndio ocorre poucos dias após outro episódio de grandes proporções registrado na mesma região. Na terça-feira (27), um incêndio atingiu uma comunidade localizada na Rua Caminho São José, também no bairro Rádio Clube.

Segundo a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, o fogo destruiu cerca de sete moradias, em uma área aproximada de 300 metros quadrados, deixando cerca de 40 famílias desabrigadas. Assim como no caso mais recente, não houve registro de vítimas.

Quarto incêndio em seis meses

Com o novo caso, já são quatro incêndios registrados em apenas seis meses em comunidades sobre palafitas de Santos. Os outros dois episódios anteriores ocorreram em agosto e um deles teve uma vítima fatal.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.