Toneladas de lixo contaminado são encontradas no Porto de Santos
Por Santa Portal em 23/09/2021 às 09:03
Três contêineres foram flagrados e bloqueados pela Receita Federal, no Porto de Santos, na última quarta-feira (22), com 75 toneladas de lixo contaminado vindas da República Dominicana. Na descrição da carga, estava papelão para reciclagem. Em vistoria, foram encontrados materiais contaminados.
De acordo com a chefe do Ibama em Santos Ana Angélica Alabarce, foram encontradas máscaras, papel higiênico utilizado, caixas de alimentos já consumidos, garrafas pets e outros em meio aos papelões deteriorados, apresentando bactérias, fungos, mofo e umidade visíveis.
“Serão lavradas multas e exigida a devolução imediata da carga ao país de origem, tanto pelo Ibama como pela Receita Federal. É inadmissível tal importação, principalmente nas atuais condições sanitárias”, afirmou em entrevista ao Santa Portal.
Outros casos de lixo contaminado
Em nota, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que no mês de agosto fiscalizou 68 contêineres retidos pela Receita Federal, no Porto de Santos. As cargas contendo diversos tipos de resíduos como máscaras, luvas, copos plásticos, pratos, embalagens, ferragens e itens de uso individual com suspeita de contaminação são provenientes dos Estados Unidos, Honduras e República Dominicana. As multas aplicadas somam R$ 40 milhões e as empresas responsáveis foram notificadas para realizar a devolução das cargas às suas origens.
Esse tipo de atividade é proibido de acordo com a Instrução Normativa nº 12/2013, e o caso está sendo investigado como tráfico ilegal de resíduos perigosos e outros resíduos.