Justiça concede liberação para passagem de ônibus pela Ponte dos Barreiros
Por #Santaportal em 31/08/2020 às 18:32
SÃO VICENTE – A passagem de ônibus foi liberada nesta segunda-feira (31) pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) na Ponte dos Barreiros. A informação foi confirmada pelo prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa, durante transmissão ao vivo nas redes sociais.
“Essa boa notícia é para você que mora na Área Continental de São Vicente. Acabamos de ter a decisão da Justiça e a liberação da ponte para os ônibus. Estamos liberando a ponte para os ônibus. Esse é o nosso compromisso com os moradores da Área Continental”, disse Gouvêa, durante live nesta segunda.
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) emitiu na última sexta-feira (28) um parecer favorável para a liberação do tráfego de ônibus e caminhões do Corpo de Bombeiros na Ponte dos Barreiros, em São Vicente. O laudo foi feito pela empresa PhD, atendendo a uma solicitação da Secretaria de Obras Particulares (Seob).
O documento aponta que a estrutura está apta a receber caminhões, bem como ônibus urbanos de transporte coletivo, desde que seja respeitada a velocidade limite de 40 Km/h nas duas faixas de tráfego da ponte. Com base no laudo apresentado pela empresa, o IPT concordou com a liberação para o tráfego desses veículos.
O parecer do IPT foi encaminhado para a Justiça, que com base nesses documentos, aprovou nesta segunda a liberação da ponte para esse tipo de transporte.
A estrutura, que liga a Área Continental à Área Insular de São Vicente, estava liberada desde o dia 1° de julho para o trânsito de motos, carros, camionetes, utilitários, SUVs, e micro-ônibus, com a finalização da primeira fase de obras de recuperação da ponte.
A Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans) já informou à BR Mobilidade, à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e à Otrantur (transporte municipal) sobre a decisão da Justiça. A liberação permite que a EMTU, empresa do Governo do Estado, e a Otrantur prestem o serviço de transporte de passageiros entre o Continente e a Ilha, utilizando veículos convencionais.