Número de presos atinge recorde e capturas de foragidos sobem 27% na Baixada Santista

Por Santa Portal em 23/12/2025 às 06:00

Divulgação/SSP
Divulgação/SSP

A Baixada Santista registrou, em outubro, o maior número de prisões da sua série histórica e um aumento de 27% na captura de foragidos da Justiça, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo. No mesmo período, a região também apresentou queda em indicadores de crimes como roubos, homicídios e latrocínios.

Ao todo, 928 infratores foram presos em flagrante ou capturados por mandados judiciais nos nove municípios da região, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. O número representa um crescimento de 9,2% em relação a outubro do ano passado e é o maior já registrado.

O avanço foi impulsionado pelo aumento no cumprimento de mandados de prisão. Em outubro, 337 pessoas foram presas ou apreendidas por determinação judicial, a segunda maior marca dos últimos 25 anos. No mesmo mês de 2024, haviam sido 265 detenções, o que representa alta de 27%.

Parte desses resultados ocorre em um contexto de ampliação do monitoramento eletrônico na região. Atualmente, cerca de 1,8 mil câmeras e sensores estão instalados e integrados ao Muralha Paulista nos municípios da Baixada Santista, com capacidade de identificar pessoas procuradas pela Justiça e veículos com registro de furto ou roubo por meio do cruzamento de bases de dados oficiais.

De acordo com o Centro Integrado de Comando e Controle da SSP, o sistema emite diariamente entre 80 e 100 alertas de pessoas ou veículos suspeitos no litoral paulista, encaminhados às forças de segurança estaduais e municipais. Além das prisões, o monitoramento também tem sido utilizado em investigações de maior porte.

“A integração dos municípios ao programa tem sido fundamental para fortalecer a atuação conjunta das forças de segurança no combate ao crime organizado na região litorânea de São Paulo. Vamos aumentar nossa capacidade de monitoramento e impedir que criminosos se aproveitem da estrutura viária local para realizar atividades ilícitas”, reforçou o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves.

Roubos atingem menor patamar em mais de uma década

Os dados de criminalidade indicam queda nos registros de roubos na Baixada Santista em outubro. As ocorrências passaram de 764 para 606 casos, o menor número desde 2009.

Os roubos de veículos recuaram de 123 para 74 registros, a segunda menor marca da série histórica. Enquanto os roubos de carga caíram de 18 para três casos no período analisado.

Crimes violentos também apresentaram redução. Os homicídios passaram de 11 para sete registros, os latrocínios caíram de dois para um e os estupros diminuíram de 64 para 47 ocorrências na comparação anual.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.