Humorista de SV lança websérie sobre a 'verdadeira história da Encenação'

Por Isabel Franson/ #Santaportal em 20/01/2021 às 22:08

NOVO OLHAR – Na data em que São Vicente completa 489 anos contando da mesma maneira sua história, uma moradora muito especial lança um projeto com outro ponto de vista desta narrativa. A ‘viajante do tempo’ Berenice Trololó, vicentina da gema, afirma que estava lá no exato momento em que a Vila foi fundada. E que os acontecimentos não se deram exatamente à forma registrada nos livros e encenadas no tradicional espetáculo nas areias da praia. 

Verdadeira história
A dona de casa é, na verdade, criação do ator e humorista vicentino Jair Moreira. Também diretor e produtor de teatro, o artista ficou famoso na internet em 2020, quando escalou a exigente Dona Berê para entrevistar candidatos à Prefeitura de São Vicente por transmissão de vídeo, ao vivo nas redes sociais

Durante as conversas, a personagem alegava conhecer a ‘verdadeira história’ de São Vicente, “não do jeito que os livros e a Encenação contam”.

“Hoje em dia, todos sabemos que o ‘Marco da Cidade’ é, realmente, um pelourinho. Onde os índios foram escravizados, torturados e mortos. Sabemos também que os homens, João Ramalho e Martim Afonso, não tiveram nem uma parcela da participação que lhes é atribuída. A primeira prefeita da Vila foi Ana Pimentel. Martim Afonso nem desceu do barco!”, exclama.


noticia2021120434584.jpeg

“Já chega de vangloriar, comemorar e propagar essas narrativas machistas ofensivas, do poderoso homem branco. Vamos desmistificar esses contos e mostrar, em tom de comédia até, o que realmente aconteceu. Para que as pessoas reflitam sobre o que é certo ou não a respeito da nossa origem enquanto população”, completa Moreira. 

Websérie ‘Berê, a viajante do tempo’ 
Contemplado pela Lei Federal Aldir Blanc, de incentivo à cultura, o artista preparou e lançará, a partir desta sexta-feira (22), aniversário da Cidade, uma websérie de 10 episódios com a matriarca Berenice Trololó narrando, com base em suas experiências, a história de São Vicente. 

“A Berenice é uma viajante do tempo”, brinca Jair. “Como tal, ela viveu e presenciou uma série de eventos ao longo desses 489 anos até aqui. O projeto será uma comédia dramática com o tom irônico questionador de Berê. Garanto que o público sairá dessa experiência transformado e certamente mais crítico em relação à maneira como a História relata quase tudo no mundo”. 

Contando com a Prefeitura como parceira, a proposta terá como orientadora a artista vicentina Miriam Vieira e edição de Danny Pereira. Devido ao período de pandemia, a atração será uma das oficiais no Município pelo aniversário de São Vicente, quando todas as festividades acontecem virtualmente. 

Plataforma Jair Moreira
Criado pelo humorista em 2020, o projeto tem o intuito de funcionar como uma válvula de escape para artistas e grande público, num momento em que a arte e a cultura tiveram de adaptar-se à distância entre espetáculo e espectador. 

Tendo Berenice como ‘matriarca’ da família adotiva, o próprio ator encarna as sete personagens que compõem o quadro, cada uma com suas histórias. 

No período de campanhas eleitorais, no último ano, a vicentina Dona Berê realizou sabatinas por meio de lives em seus canais no YouTube e Facebook, com perguntas cabeludas e desbocadas aos oito candidatos à Prefeitura de São Vicente. À época, em forma de brincadeira, foi proposto à anfitriã do show que realizasse a narração da Encenação, convite que o próprio Jair havia sonhado na noite anterior. “Na hora, fiquei arrepiado e sabia que era pra ser. Corri atrás do projeto e cá estamos”, finaliza.

noticia20211204641963.JPG

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.