Hipermercados na mira: Procon faz operação e descobre até produtos vencidos nas prateleiras

Por #Santaportal em 07/10/2020 às 15:15

FISCALIZAÇÃO – Os hipermercados estão na mira do Procon Santos nesta quarta-feira. Os fiscais do órgão, em parceria com o Procon-SP, fazem durante todo o dia uma operação em grandes hipermermercados da região para verificar possíveis irregularidades como produtos vencidos e falsas promoções. O objetivo é identificar e punir possíveis abusos. Os comércios nos quais forem encontradas irregularidades serão multados.

O coordenador do Procon Santos, Rafael Quaresma, fez para o Santaportal um balanço parcial da operação. Em um dos mercados que foram alvo da operação, o grupo encontrou diversos problemas, como leitor ótico quebrado, produtos vencidos ainda à venda nas gôndolas, falta de preço nos produtos, preços diferentes no leitor e na prateleira e também a famosa ‘Promoção Pegadinha’, como a ‘Pague 2, Leve 3’, em que os preços dos produtos foram majorados em relação ao valor individual anterior à operação. A ação continua durante todo o dia e os resultados completos só vão ser conhecidos no fim do dia.

A loja informa que assim que foi notificada sobre as irregularidades apontadas pelo Procon SP já tomou as providências para as correções necessárias. No caso do preço do kit de creme dental ?pague 2 leve 3? ocorreu um erro no cadastramento do produto, que já foi corrigido. Já no caso das embalagens das mini-cenouras, com validade de ontem (6), os itens foram imediatamente descartados. Além disso, o sistema do leitor de preços está apresentando oscilações e a loja já está trabalhando para normalizá-lo.

Outras regiões
Desde que foi decretado o estado de pandemia, fiscais do Núcleo Regional do Procon-SP em Santos em parceria com os Procons municipais visitaram 627 estabelecimentos distribuídos em 27 municípios da região do Litoral Sul e Grande ABC. Os fornecedores foram notificados a apresentar notas fiscais de compra e venda de alguns produtos essenciais para verificação da prática ou não de preços abusivos. Desde março foram realizadas duas operações com o objetivo de combater preços abusivos e outras irregularidades ao Código de Defesa do Consumidor praticadas por fornecedores em geral.

Para o Secretário de defesa do consumidor, Fernando Capez, é prioridade evitar o abuso na prática de preços, principalmente durante esse período de pandemia. ?Fizemos uma atuação intensa em todo o litoral e na região, seja por meio da Fundação Procon-SP, seja por meio dos Procons municipais e, unidos continuaremos nosso trabalho protegendo o consumidor da especulação e de outras práticas abusivas?, concluiu Capez.

Para auxiliar o trabalho do Procon, Capez pede que o consumidor denuncie e reclame sobre os abusos que encontrar no mercado de consumo para que a fiscalização seja mais eficaz, uma vez que ela irá direto onde está ocorrendo o problema.

Os municípios visitados foram: Bertioga, Cajati, Cubatão, Diadema, Eldorado, Guarujá, Iguape, Ilha Comprida, Itanhaém, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Mauá, Miracatu, Mongaguá, Pedro de Toledo, Peruíbe, Praia Grande, Registro, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Vicente e Sete Barras.

Como denunciar
O Procon-SP disponibiliza canais de atendimento à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo ? disponível para Android e iOS ? ou via redes sociais; para as denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.