Gerente do Sebrae da Baixada Santista pede calma a empresários em meio à pandemia

Por Ted Sartori/#Santaportal em 09/04/2020 às 10:41

CORONAVÍRUS – Marco Aurélio Rosas, gerente do Sebrae da Baixada Santista, participou do Bom dia Cidades, da Santa Cecília TV. O profissional também conversou o #Santaportal e abordou o que tem sido feito por eles em relação aos empresários que tem enfrentado problemas em razão do fechamento do comércio por causa da pandemia de coronavírus.

Em tempos de coronavírus, o que o Sebrae tem conseguido fazer para ajudar os pequenos e microempreendedores?
Primeiramente, é preciso lembrar que o empresário brasileiro, o empresário da Baixada Santista já está acostumado a desafios. Só que esse desafio específico não tem precedentes. Então, em primeiro lugar, é importantíssimo manter a calma e a serenidade. Em segundo lugar, a gente precisa dar uma reinvenção no negócio. E temos casos que estamos atendendo, por exemplo, de empresários que, com calma e serenidade, estão dando sequência aos seus negócios. Um dos exemplos é uma academia de ginástica em Peruíbe que pegou os seus equipamentos e está locando para as residências. Não é o mundo ideal, não é o negócio dela, mas é um dos exemplos que vai dar um fôlego de caixa que consiga passar pelo aumento pandêmico e continuar sua vida depois logo, se Deus quiser, para que possa dar sequência ao trabalho. A terceira questão é analisar com muito carinho o seu fluxo de caixa, a sua saúde financeira. Se necessário, usar créditos, mas créditos subsidiados. Então, o Sebrae hoje, com suas páginas e consultores, pode assessorar esse empresário a buscar esse crédito que seja necessário, avaliar os anúncios do Governo, por exemplo, a postergação de recolhimento de FGTS, prorrogação do Simples, enfim, utilizar essas ferramentas para poder tomar um fôlego para passar por esse momento tão complexo. E outra coisa: até abusar do delivery. Como entregar mais, óbvio se seu produto for entregável, abusar também da informação de higiene, de limpeza e de qualidade que seus produtos estão. Nesse momento de pandemia também, é fundamental manter contato com seus clientes por intermédio das redes sociais, montar conteúdos específicos para colocar em portais, por exemplo, sobre o seu produto e o seu serviço. Afinal de contas, isso vai passar e ele precisa se lembrar de você e de sua empresa.

Mas tem muitos empresários que procuram o Sebrae e já chegam desesperados, sem saber o que fazer? Quem atende no Sebrae precisar dar uma de psicólogo também?
Sem dúvida. Temos empresários em desespero. Aí a ideia é acalmar, observar o todo e com calma ir resolvendo as pendências. Há um estudo que diz que o empresário brasileiro de pequeno porte tem, em média, fôlego de caixa por 27 dias. Mas, independentemente de qual seja o caso, há formas de resolver, de sair desse momento de desafio. Lembre-se que você, empresário, já está acostumado a desafios. Esse é mais um, mas obviamente sem precedentes, como eu já disse. Mas existem, por exemplo, entidades que podem te ajudar. Procure o seu contador, por exemplo, para discutir com ele quais são as formas que você tem de prorrogação de recolhimento de impostos. Procure o Sebrae para saber de todas as linhas específicas de crédito. Ainda ontem o Senado aprovou a linha de crédito para manutenção de empregos. Você pode manter o financiamento de folha salarial durante dois meses ou alguns meses para manter o seu negócio. Enfim, há formas e a gente está à disposição do pequeno empresário para atender de forma remota nesse período.

Há uma frase antiga que diz “Com crise se cresce”. E o senhor fala da reinvenção do negócio…
Pode ser o momento de avaliação. Existem dois fatores que nos fazem inovar: um é por oportunidade e outro é por necessidade. A gente está em um momento de necessidade. Ou a gente se reinventa ou vamos ter muita dificuldade. E tem muitos empresários que estão tendo muito sucesso com o delivery, com as entregas a distância. Vemos fisioterapeutas e profissionais da Educação Física ministrando aulas de sua casa e aumentando o número de alunos. Temos o caso da academia, que eu disse, casos de lojas de material de construção com delivery, com drive thru, que é onde você vai e pega. A hora é de reinvenção. E é imporante que o empresário saiba: as necessidades e os desejos das pessoas continuam. A única coisa é que hoje, em razão da pandemia, somos obrigados a aderir é o distanciamento. Mas, mesmo distantes, eles estão precisando do seu produto, do seu serviço. Lembre-se disso.

É um momento também para mudança de ramo?
Sim. Uma das principais características do empreeendedor é o reconhecimento de oportunidade. Se eu tenho um empreendimento que é impossível de fazer vendas agora, como por exemplo salão de beleza, em que é necessário o contato físico, posso me reinventar dando aulas, por exemplo, daquilo que eu mais sei. Ou eu posso montar uma empresa de alimentação, que não tem nada a ver uma coisa com a outra. O importante é que ele veja nisso uma oportunidade com planejamento. Não com desespero. É óbvio que é super simples falar, mas conversa com um consultor do Sebrae. A gente está à disposição a todo momento para atendê-los.

A propósito, como é possível contactar o Sebrae na Baixada Santista?
Hoje estamos atendendo pelo 0800-5700800. Por esse telefone, o interessado já é encaminhado para um de nossos consultores aqui da Baixada Santista. Ou pelo nosso portal, o www.sebraesp.com.br. Ali temos um chat em que você vai falar diretamente com um de nossos consultores.

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