Estado admite reclassificação e Baixada pode iniciar retomada econômica na próxima semana
Por Rodrigo Martins/#Santaportal em 29/05/2020 às 16:49
BAIXADA SANTISTA – O Governo do Estado de São Paulo e os prefeitos das nove cidades da Baixada Santista, em reunião do Condesb, representado pelos prefeitos de Santos, Itanhaém e Peruíbe, chegaram a um entendimento e a região deve ser incluída na próxima semana na Fase 2 do Plano São Paulo, o que permite o início da retomada econômica na Baixada.
Desta forma será autorizada a reabertura de imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércios de rua e shoppings centers. Esses estabelecimentos vão poder retomar suas atividades, com restrições.
Vim apresentar os argumentos da Baixada Santista, que refletiram nessa reclassificação. Esse era o objetivo: passar da fase vermelha para a laranja, que é aquela na qual a região verdadeiramente se encontra. Apesar dessa conquista, não podemos esquecer que os estabelecimentos vão ter que respeitar as regras de distanciamento e higienização, nada de forma abrupta. Devemos continuar com medidas restritivas e quarentena, para que possamos promover a reabertura econômica, sem esquecer do principal, que é salvar vidas, disse o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, que também é presidente do Condesb. Marco Aurélio, prefeito de Itanhaém, e Luiz Maurício, prefeito de Peruíbe, estiveram junto com Paulo Alexandre na reunião com o Governo do Estado.
O recuo do governo estadual veio após os prefeitos da região questionarem a classificação da Baixada na Fase 1, da cor vermelha, que não permitia uma reabertura gradual da economia. Desde quarta (27) à noite, o Condesb e o Governo do Estado discutiam a possibilidade de uma reclassificação da Baixada Santista, o que foi definido em reunião na tarde desta sexta-feira (29), no Palácio dos Bandeirantes.
Com a apresentação dos novos leitos na região e a futura inclusão desses dados na aferição do Estado, a Baixada será reclassificada no Plano São Paulo a partir da semana que vem.
Mais tarde, Paulo Alexandre falou em entrevista ao Caderno Regional, da Santa Cecília TV, sobre a nova classificação da Baixada no plano do governo estadual. “O nosso objetivo era esclarecer o equívoco. O Estado considerou nossos dados técnicos e vai efetivar, nos próximos dias, essa reavaliação. Como toda boa iniciativa, que é o caso do Plano São Paulo, pode ter ajustes. Errou, corrige. O Estado vai fazer isso. Apesar disso, não significa uma reabertura imediata. Isso significa que nós temos os pré-requisitos para a reabertura e, agora, vamos iniciar a retomada com inteligência”, comentou.
O prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício, também comemorou a decisão do Governo do Estado. “Dia importante de reuniões e conquistas para Peruíbe e Região. Mostramos ao Governo do Estado que nossa região merece estar na faixa laranja do Plano São Paulo de retomada das atividades econômicas. Agora vamos aguardar o anúncio oficial na próxima quarta-feira e o decreto dando essa regulamentação para implantarmos o plano em Peruíbe. Os cuidados continuam. Cuidar da saúde e se proteger continua necessário para evoluirmos a cada dia”, afirmou.
A consolidação será feita, com todos os dados e critérios que compõem o Plano SP, na próxima terça-feira (2) para todo o Estado e será divulgada na quarta-feira (3), às 12h30.