Empresário santista acusado de tráfico de drogas será extraditado pelo governo espanhol
Por #Santaportal em 14/12/2020 às 13:11
SANTOS – O empresário, Eduardo Oliveira Cardoso, de 44 anos, preso por tráfico de drogas na Espanha desde outubro de 2019, será extraditado pelo governo espanhol para o Brasil na próxima quarta-feira (16). O pedido de extradição foi expedido pelo juiz federal Roberto Lemos dos Santos Filho, por meio de uma carta de cooperação jurídica internacional.
Em 22 de outubro, Oliveira Cardoso foi preso na Espanha por tentar exportar 1,4 toneladas de cocaína do Porto de Santos para a Europa. A droga estava escondida em uma carga de frango congelado e foi descoberta em julho do ano passado.
A acusação possui um vídeo do final de 2018, em um galpão da grande São Paulo, em que o empresário aparece acompanhado de um lote de cocaína também em carregamento de frango a ser despachado pelo porto de Paranaguá.
Assim que chegar ao Brasil, o empresário será encaminhado à Penitenciária Dr. Geraldo de Andrade Vieira, a P-I de São Vicente. A expectativa é que Eduardo seja sentenciado no primeiro trimestre de 2021.
Eduardo e outras pessoas foram identificadas pela Polícia Federal na operação alva vírus. Investigação que gerou cinco ações penais. Uma delas já foi sentenciada e resultou na condenação de Karine de Oliveira Campos. Outros quatro homens também foram condenados na mesma operação.

Captura do vídeo em que Eduardo aparece junto a cocaína dentro de carregamento de frango. Créditos: Divulgação