Em tempos de coronavírus, dono de livraria em Santos reinventa ofício e entrega títulos em casa

Por Ted Sartori/#Santaportal em 27/03/2020 às 08:41

CORONAVÍRUS – Em tempos de coronavírus que valorizaram ainda mais as entregas em casa, imagine receber um livro trazido pelo próprio dono do estabelecimento que o vende. É o que está acontecendo com a Realejo, no Gonzaga: José Luiz Tahan virou o livreiro em domicílio e tem feito, em média, de 15 a 20 entregas diárias em Santos.

“A iniciativa começou com o agravamento da pandemia e consequente isolamento social das pessoas. Tomei decisões rápidas e a primeira foi dispensar, com salários integrais, meus três funcionários. Achei que era o correto a fazer”, explica Tahan.

O proprietário da Realejo, que também possui uma editora, assumiu sozinho toda a operação de logística de entrega dos livros, que inclui controle de recebimentos, fazer embalagens e ir ao Correio, além das entregas pessoas feitas na Cidade.

“Reinventei o atendimento por intermédio das minhas redes sociais e da Realejo, tanto no Facebook quanto no Instagram. E também pelo Whatsapp, criando um grupo de transmissão com mais de 200 amigos e clientes”, explica. “Mas o atendimento não pretende ser mecânico. Não é só encomenda. Há a consulta com o livreiro pelas mensagens. Ou seja, a pessoa fala o livro que leu e gostou e sugiro a próxima leitura. Isso me deixa mais livre com interpretação e a pessoa só vai levar se quiser, oviviamente, mas controlo melhor os livros que tenho em estoque, até porque o atendimento talvez não seja tão normal em termos de repoisção. Porém, como temos um belíssimo acervo fechei as portas e estou atendendo, simulando dessa forma o livreiro presencial em domicílio”, emenda.

Embora o número que gira entre 15 e 20 entregas diárias seja bom, na avaliação de Tahan, o dono da livraria está preparado para mais. “Nõs somos pequenos e não precisamos de grandes volumes, mas estou pronto para atender mais, me cuidando e cuidando da Realejo para atravessar esse período caótico”, afirma.

Quem estiver interessado em contactar a Realejo para comprar dessa forma, é só procurar a livraria ou o próprio Tahan nas redes sociais (Facebook e Instagram): Realejo Livros e José Luiz Tahan. Além disso, o Whatsapp do proprietário do estabelecimento também está disponível: (13) 99108-8399.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.