Em Santos, grupo que se conheceu na internet ajuda pessoas em situação de rua
Por #Santaportal com informações de Patrícia Nunes, da Santa Cecília TV em 16/01/2020 às 07:05
SOLIDARIEDADE – A turma chega de carro trazendo marmitas que vão alimentar quem está nas ruas em Santos. Aos poucos, eles são abordados e fazem fila para pegar o jantar. Cada um tem uma história de vida difícil.
Francisnaldo Anjos Silva é do Maranhão. Está em Santos há 23 anos e há quatro meses não tem onde morar. “É muito ruim, principalmente quando chove e aquele frio. Agora está bom porque está calor. Não é que está bom, mas pelo menos está pela metade do sofrimento”.
Já Luciano de Souza está vivendo nas ruas há um mês. “O sofrimento é terrível. Você não dorme sossegado. Não tem paz. Às vezes uma pessoa que não gosta de você pode dar uma pedrada, uma facada”.
Para amenizar um pouco o sofrimento de quem não tem onde viver, o bombeiro José Ferreira Santos Neto, que passou dificuldades na infância, criou o Vem com a Gente. A cada 21 dias, o grupo que se conheceu pelas redes sociais se reúne para fazer o bem.
“A gente criou o grupo e começamos a buscar pessoas na internet. Pessoas que fossem solidárias. Aí estamos nas ruas de acordo com nossas possibilidades. Nem sempre batem aqueles 21 dias, mas quando dá a gente está. Nem sempre a gente faz um prato. A gente gosta de mudar. Teve época que, no inverno, eu como caldo verde. Então, eles vão comer também”, explicou.
Na noite da matéria, o cardápio era arroz, feijão, purê de batata e picadinho de salsicha com molho. “Mas geralmente sempre fazemos outras coisas. Fazemos lanche, tem refrigerante. Temos doações de roupas. Às vezes eles vêm pedir cobertores para nós. E a minha equipe, que é a do Neto, faz tudo com amor e carinho para eles”, detalha a contadora de histórias Sílvia Aparecida de Almeida,
O grupo também realiza eventos para arrecadar mantimentos que são doados para instituições carentes da cidade. Quem quiser participar, basta digitar facebook.com/vemcomagente e ver as instruções.
“Se você puder dar um pouquinho de atenção para as pessoas que naquele momento estão necessitando, é maior até que um presente ou algo que você esteja trazendo pra elas”, lembra Neto.
Quem recebe carinho e atenção agradece pelo gesto de solidariedade e amor ao próximo.
“A comida que eles dão é um ato maravilhoso. Passar fome é uma coisa péssima, é muito difícil”, comenta Francisnaldo. “É ótimo. Caíram do céu. Que Deus abençõe a mesa deles”, emenda Luciano.