Em Guarujá, banhistas evitam que turistas se afoguem em praia deserta

Por Carolina Iglesias em 02/10/2020 às 11:25

GUARUJÁ – Populares evitaram que mais uma tragédia no mar fosse registrada na região, na última quarta-feira (1º). Um grupo de turistas, vindo de Guarulhos, acabou se afogando após entrar no mar, na Prainha Branca, em Guarujá. Quatro deles, por sorte, conseguiram retornar à faixa de areia. Um rapaz de 21 anos, porém, acabou se afogando, sendo resgatado por populares.

De acordo com informações do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), no local, por se tratar de uma praia isolada, e de difícil acesso, não há guarnição do Corpo de Bombeiros. Por isso, a região costuma estar sinalizada e, quando ocorrem afogamentos, bombeiros de Bertioga são acionados.

Na tarde da última quarta-feira, após o turista entrar em processo de afogamento, banhistas que estavam na praia o resgataram e acionaram, imediatamente a corporação, que se dirigiu ao local em uma embarcação. Os bombeiros concluíram o resgate e o encaminharam o turista com vida a um posto de saúde em Bertioga.  

Segundo o GBMar, o trecho onde o grupo se afogou já estava isolado, em virtude dos riscos de afogamento. O local, ainda conforme o GBMar, é uma praia de tombo, onde banhistas estão no raso e, de repente, podem afundar repentinamente. Por isso, os cuidados devem ser redobrados.

Guarujá

Ainda na região, um homem de 40 anos desapareceu no mar, enquanto praticava stand up paddle, na tarde da última quarta-feira (30). O caso aconteceu na Praia do Guaiuba, em Guarujá.

Alessandro dos Santos, segundo o GBMar, estava na companhia de um amigo, também praticante do esporte, quando foi puxado pela correnteza. Os dois tinham saído remando da Praia do Guaiuba em direção à Praia do Moisés. Na volta do passeio, o tempo mudou e começou a ventar forte, fazendo com que eles se afastassem um do outro.

Em um determinado momento, o praticante de stand up paddle perdeu Alessandro de vista e acionou o Corpo de Bombeiros. Desde então, as buscas pelo morador de Guarujá continuam.

Feriado

Com a proximidade de mais um feriado prolongado, com promessa de praias cheias em toda a região, o GBMar faz um alerta aos banhistas, que muitas vezes se colocam em situação de perigo por não conhecerem as praias que frequentam.

Somente no último feriado, de 7 de Setembro, a corporação realizou mais de 500 salvamentos nas praias do Litoral Paulista. Nos três dias do feriado, foram registrados 11 óbitos, sendo dez deles em um único dia.

De janeiro até o início de outubro, já foram realizados 1.700 salvamentos pela corporação. Neste período, foram registrados 52 óbitos.
Para o próximo feriado prolongado, a corporação estará com efetivo de 500 bombeiros em todas as praias do Litoral Paulista.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.