Economia desacelera, mas Baixada Santista abre 1.227 novos empregos em setembro
Por Valentina Tilly em 27/10/2022 às 06:00
A Baixada Santista abriu 1.227 novos empregos com carteira assinada em setembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que foi divulgado nesta quarta-feira (26). Os setores de Comércio e Serviços foram os responsáveis pelo índice positivo no mês.
Dos nove municípios da Baixada Santista, somente Cubatão e Mongaguá ficaram no vermelho. A primeira fechou 20 postos de trabalho, principalmente nos setores de Construção e Serviços. Já o município do Litoral Sul perdeu 47 empregos com carteira assinada.
Por outro lado, Santos e Praia Grande registraram os melhores índices, com 427 e 353 empregos gerados, respectivamente. Nas duas cidades, Comércio e Serviços responderam pela maior parte de carteiras assinadas.
Apesar do número positivo, o comparativo com agosto ficou aquém. No mês em questão, 1.992 novos empregos foram criados na Baixada Santista (uma queda de 38,41%). A comparação com setembro do ano passado também deixa a desejar. Em 2021, em igual período, 2.685 postos de trabalho foram ocupados na região (uma queda de 54,30%).
Por setores, somente Construção e Indústria tiveram desempenhos consideráveis nos nove municípios. Em Guarujá, por exemplo, com exceção do Comércio, somente a Indústria registrou novos profissionais. Enquanto Peruíbe viu na Construção, o seu melhor índice.
Confira como foi setembro nos nove municípios da Baixada Santista
Bertioga
134 novos empregos (Serviços e Comércio puxaram índice)
Cubatão
20 novas demissões (Construção e Serviços derrubaram índice)
Guarujá
56 novos empregos (Comércio puxou índice. Além dele, somente Indústria teve novos empregos)
Itanhaém
111 novos empregos (Serviços e Comércio puxaram índice)
Mongaguá
47 novas demissões (Serviços e Construção derrubaram índice)
Peruíbe
90 novos empregos (Construção e Comércio puxaram índice)
Praia Grande
353 novos empregos (Comércio e Serviços puxaram índice)
Santos
427 novos empregos (Serviços e Comércio puxaram índice)
São Vicente
123 novos empregos (Comércio e Serviços puxaram índice)
TOTAL: 1.227 novos empregos na Baixada Santista