Domingo de sol é marcado por praias lotadas e banhistas sem proteção
Por Carolina Iglesias em 06/09/2020 às 18:06
(Atualizado às 18h45)
FERIADO PROLONGADO – Como já era esperado, milhares de banhistas lotaram as praias da região neste domingo (6). No segundo dia do feriado prolongado, a Reportagem do SantaPortal flagrou centenas de banhistas desrespeitando as determinações de uso obrigatório de máscaras de proteção facial. Aglomerações também foram registradas em praticamente todas as praias da região. Nem mesmo a fiscalização adotada em algumas cidades, impediu que banhistas aproveitassem o domingo de sol na faixa de areia, apesar de ainda haver restrições quanto ao uso das praias.
Em Santos, de acordo com a Prefeitura, mais de 2,9 mil banhistas e praticantes de atividades físicas, que passaram pela orla, foram alvo de fiscalização, entre este sábado e domingo.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos
As equipes em campo da Guarda Municipal fizeram 2.063 orientações sobre uso da faixa de areia, 887 orientações sobre uso obrigatório de máscara facial, duas autuações referentes a cão na faixa de areia, e aplicaram o total de 44 multas pelo não uso da máscara ou resistir a usá-la. Não houve registro de problemas nas abordagens.
Foto: Amanda Barbieri/Santa Cecília TV – Orla de Santos
Em Guarujá, o cenário foi o mesmo. As praias estiveram lotadas ao longo do dia. Em vários trechos das praias da Enseada, Astúrias e Pitangueiras, banhistas foram flagrados desrespeitando as recomendações das autoridades para manter o distanciamento e utilizar máscara de proteção facial. No Município, também foram registradas três mortes por afogamento neste domingo.
Na Cidade, a praia continua liberada apenas para a prática de atividades esportivas. E, para evitar aglomerações, a Cidade adota desde a última sexta-feira (4), uma ação, com o apoio da Polícia Militar, a fim de coibir abusos na orla. No entanto, quem passava pelo local se deparava com um cenário semelhante ao dos dias de alta temporada no verão. Muitos banhistas, à beira-mar, foram vistos desrespeitando os protocolos sanitários recomendados para a não propagação do novo coronavírus.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá
Neste domingo, terceiro dia de Operação Independência na Cidade, os fiscais da Prefeitura realizaram ao todo 753 abordagens a pessoas que estavam cometendo abusos nas praias. As equipes ordenaram a retirada de 639 cadeiras e guarda-sóis instalados na faixa de areia e o desmonte de mais 20 tendas, sendo esses os principais motivos das intervenções realizadas. Todos que estavam em desobediência às diretrizes sanitárias de prevenção à transmissão do novo coronavírus foram orientados e se retiraram na sequência.
As demais orientações foram a ambulantes que não estavam praticando a obrigatoriedade do distanciamento entre eles e o público. Uma das diretrizes para autorizar a retomada do trabalho deles foi a exigência de instalação de uma faixa de contenção em volta dos carrinhos, a fim de proteger o trabalhador e o consumidor. Também foram paralisadas atividades esportivas que seguem proibidas de serem realizadas todas que promovem contato físico.
De acordo com informações da AdministraçãoMunicipal, em conjunto com as equipes de fiscalização, atuaram também agentes da Vigilância em Saúde. Eles tinham como objetivo esclarecer dúvidas de munícipes e turistas acerca do que era ou não permitido e distribuição de máscaras, tanto para quem estava munido da proteção quanto quem era flagrado sem ela. A ação entregou 5.500 máscaras até o final da tarde deste domingo, tanto nas praias quanto nos pedágios educativos criados nos principais corredores de chegada de turistas à Cidade. Só nesta Operação Independência, o Município já distribuiu 11.500 proteções.
Segundo a Prefeitura, as pessoas que estavam sem máscara, a partir do recebimento, imediatamente passaram a utilizá-la. Desde o início da pandemia, o Município opta pelo viés da conscientização ao invés da punição. Por isso, não prescreve multa a quem estiver sem máscara.

Foto: Carlos Lopez/Santa Cecília TV – Orla de Praia Grande
Em Praia Grande, muitos banhistas também ignoraram a pandemia e lotaram as praias do Município. A aglomeração foi flagrada pela Reportagem em vários trechos da orla. Na Cidade, permanecer na areia da praia ainda está proibido, mas o que mais se flagrou foi o descumprimento das determinações municipais.
Em Itanhaém e Peruíbe, toda a orla foi tomada por turistas neste domingo. Nestas cidades a Reportagem também registrou o total desrespeito às recomendações de distanciamento social. O uso de máscara também foi ignorado.

Foto: Carlos Lopez/Santa Cecília TV – Orla de Itanhaém