Diretoria de Ensino prevê para 1º de fevereiro retorno híbrido das aulas, seguindo Plano São Paulo
Por #Santaportal em 20/01/2021 às 23:05
EXCLUSIVO – Em entrevista ao âncora Irineu Alves, no jornal Caderno Regional desta quarta-feira (20) na Santa Cecília TV, o Diretor de Ensino João Bosco Arantes Braga Guimarães, da Diretoria de Ensino de Santos, afirmou estar mantida para 1º de fevereiro a previsão de volta às aulas na região.
O retorno será híbrido, inicialmente com 35% do corpo estudantil presencialmente na sala de aula. “Essa parcela, de alguns anos apenas, volta para a sala de aula alguns dias por semana e faremos em esquema de rodízio. Na semana seguinte, vai outro grupo e o restante fica em casa”.
Segundo o Diretor, desde o ano passado a Secretaria Estadual de Educação criou o Centro de Mídias, onde acontece a produção das aulas virtuais, que serão ministradas por professores da rede.
Bosco lembra, ainda, que a Seduc apoia com acesso à internet e ao material escolar todos os estudantes da rede. E, aqueles que não tiverem celular ou computador, podem conferir o conteúdo por TV aberta.
O esquema híbrido vale também para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), que também compõem os 60 mil estudantes cadastrados na região.
Entre 2021 e 2022, a Seduc criou um “ciclo único”, como explica Bosco. “Principalmente para recuperar o que foi prejudicado no ano passado. Até 22 de janeiro, estamos trabalhando com uma recuperação opcional aos alunos referente ao conteúdo anterior. E neste ano, será mais preparado”.
De acordo com Bosco, a estrutura das escolas foi reformulada para adequar distanciamento e higienização, medidas fundamentais de combate à Covid-19. “Desde o ano passado, estamos abastecendo as unidades escolares com kit de máscaras, face shield e álcool em gel para os professores, diretores e demais funcionários”.