"Devo minha vida a vocês", diz enfermeiro que teve Covid-19 após receber homenagem de colegas
Por Rodrigo Martins/#Santaportal em 26/04/2020 às 14:26
PRAIA GRANDE – O enfermeiro Gabriel Ferreira Groba, de 28 anos, é um dos pacientes curados de Covid-19 da região. Gabriel, que ficou 22 dias internado na UTI para o tratamento do novo coronavírus, foi homenageado pelos colegas do hospital onde trabalha em Praia Grande ao receber alta neste sábado (25). Veja no vídeo acima o dia em que o enfermeiro teve alta da UTI.
Sem nenhuma comorbidade em seu histórico, Gabriel começou a sentir sintomas característicos da Covid-19, como febre alta e dores no corpo. Após uma tomografia, os médicos optaram pela sua internação. Dos 22 dias internado na UTI, o enfermeiro precisou ser entubado e fez uso de ventilação mecânica durante 18 deles, por apresentar um quadro de dificuldades respiratórias.
Após o 18º dia na UTI, os médicos retiraram o tubo de respiração de Gabriel e o seu quadro apresentou uma melhora significativa nos dias seguintes até a sua alta da UTI. Ao todo, o enfermeiro ficou 28 dias no hospital seis deles foram no setor de enfermaria da unidade.
“Desde o momento que descobrimos que o Gabriel teria que ser internado pela suspeita de Covid-19, eu me desesperei, porém tive que manter a calma para auxiliar no que fosse necessário. Foram dias angustiantes, principalmente pelo fato de não poder vê-lo. Ele estava em isolamento. Foram os piores dias da minha vida. O medo tomou conta de mim, mas sempre mantive minha fé e sempre acreditei na equipe médica, de enfermagem e fisioterapia, todos fizeram o melhor por ele”, contou a esposa de Gabriel, Ana Carolina Pontes Braga Groba, de 33 anos, em entrevista ao #Santaportal .
A esposa de Gabriel também trabalha como enfermeira. Em função da rotina do hospital os filhos do casal dois meninos, um de seis e outro de três anos, respectivamente precisaram ficar sob os cuidados dos avós.
Por isso, a alta foi um momento especial para o enfermeiro. Os colegas de hospital fizeram uma surpresa quando ele se preparava para deixar o local. Recebido com balões vermelhos em formato de coração, Gabriel ouviu seus colegas cantarem a música gospel Vencedor. O enfermeiro ficou emocionado e não conteve as lágrimas.
Nas redes sociais, Gabriel agradeceu ao empenho de todos os funcionários do hospital para a sua recuperação. “Não tenho palavras para descrever a minha gratidão. Sou um vencedor SIM, mas tive o carinho de cada um de vocês diariamente no meu cuidado, então sou uma pequena parcela da vitória. Devo minha vida a vocês e isso eu jamais esquecerei, podemos fazer sim a diferença basta querer. Agradeço a todos pelas orações, carinho e respeito, em especial minha esposa, pais, irmãos, família, chefia, amigos, alunos e colegas de trabalho”, disse.
O enfermeiro ainda vai precisar passar por isolamento social. Ele ainda enfrenta algumas dificuldades para falar e andar, após ter tirado o tubo de respiração. Porém, a família garante que ele planeja o retorno ao trabalho em breve.
Alguém duvida que esse vencedor vai conseguir mais essa glória?

Reprodução/Arquivo Pessoal