Defesa diz que motociclista admite erro, mas alega que foi ofendido antes de agredir motorista

Por Rodrigo Martins em 26/08/2020 às 07:23

BAIXADA SANTISTA – O #Santaportal ouviu com exclusividade a advogada do motociclista suspeito de agredir um motorista, na semana passada, em São Vicente. A defensora apresentou a versão de seu cliente sobre o caso, cujo vídeo da agressão viralizou nas redes sociais. Ela afirma que o suspeito reconheceu seu erro, mas que ele teria perdido a cabeça após ouvir ofensas por parte da vítima.

Na última sexta-feira (21), o condutor da moto se apresentou no 1º DP de São Vicente, onde o caso é investigado, e deu a sua versão sobre o episódio. Segundo a advogada dele, a discussão teria começado após o motociclista ser ofendido pelo motorista do automóvel.

“Parece que o condutor do veículo mudou de faixa de uma forma um pouco abrupta e o meu cliente não teve tempo hábil para frear. Como ele está de motocicleta fica um pouco mais vulnerável. O meu cliente ficou assustado naquele momento e quase caiu. Ali eles começaram um desentendimento”, explicou Silvia Regina Augusto, defensora do motociclista, em entrevista para o #Santaportal .

De acordo com a advogada, o seu cliente relata que, na sequência da discussão, foi alvo de diversas ofensas. “Quando o meu cliente aguardava um pedido de desculpas pelo condutor do veículo, ele proferiu xingamentos e gestos obscenos. Foi aí que se deu o ensejo da discussão entre ambos. O meu cliente parou no semáforo para esclarecer junto ao condutor o que ocorreu naquele momento, onde quase houve um acidente mais grave por causa da manobra dele. Ele ainda permaneceu proferindo xingamentos, bem como atos obscenos, quando o meu cliente de fato perdeu a razão e acabou partindo para a agressão”, disse.

A versão, porém, é diferente da que foi apresentada pela vítima. O condutor do automóvel, que prefere não se identificar, revelou que trafegava normalmente por volta das 8h30 de quinta-feira (20) pela Avenida Padre Manoel da Nóbrega, no Itararé, quando fez uma ultrapassagem. Nesse momento, o motociclista teria ficado nervoso com a manobra. “Eu estava vindo pela pista do meio, quando passei para a esquerda e fiz a ultrapassagem no carro que estava na minha frente. O trânsito estava tranquilo, as vias estavam todas livres, eu nem tinha visto ele. Mas, logo em seguida, ele começou a andar atrás do meu carro e queria me mandar encostar o veículo. Eu achei que ele iria me xingar, mas que iria embora depois. Porém, ele gritava que iria me dar uma surra, que queria quebrar a minha cara. Fiquei sem entender nada quando ele veio para cima de mim. Foi um sentimento de desespero”, contou a vítima para a reportagem.

Sobre as agressões sofridas pelo motorista, a defesa do suspeito reconhece que as imagens são impressionantes, mas argumenta que somente um dos socos teria atingido a vítima. “Apesar das imagens serem um pouco agressivas e, de certa forma, impactantes, não foram todos os socos que atingiram a vítima, a bem da verdade. Apenas um (soco) pegou de raspão, tanto que aparentemente ele teve um pequeno corte na boca. Então ele se esquivou de todos os socos e, posteriormente, o meu cliente derrubou o espelho do parabrisa do veículo do motorista e foi embora”, destacou a advogada.

No entanto, de acordo com o motorista do automóvel, ele tentou se defender como podia das agressões. “Eu estava preso ao cinto e, como ele era alto e estava de capacete, eu nem podia revidar os socos. Na hora pensei em pegar algo que estivesse dentro do carro para jogar nele e me defender, mas eu não tinha nada perto. Segurei a jaqueta dele e, na tentativa de me defender, machuquei um dos dedos da mão, que ficou roxo. Consegui me esquivar da maior parte dos socos, mas alguns me acertaram na boca. Fiquei com alguns machucados no rosto”, revelou.

A advogada também falou sobre como o motociclista, de 27 anos, encarou a repercussão do caso nas redes sociais. “Ele ficou, obviamente, bem abalado com toda essa repercussão negativa, até mesmo por causa da discussão anterior que eles tiveram, o perigo que ele passou porque os dois quase se acidentaram. Ele foi agredido com ofensas, xingamentos, e aí acabou ensejando essa discussão entre as partes. Obviamente, ele sabe que não justifica e não é uma conduta apropriada partir para a violência, para as vias de fato. Isso precisa ser evitado ao máximo. As pessoas precisam pensar mais, tentar se redimir. Tanto um quanto o outro passaram apuros, porque poderia ter tido uma consequência muito pior nesse caso. Então, ele ficou muito chateado com tudo o que aconteceu, reconhece que se excedeu e está disposto a reparar os prejuízos da vítima”, afirmou Silvia Regina.

Segundo a advogada, justamente por causa disso, ele resolveu se apresentar espontaneamente para apresentar a sua versão do episódio. “O meu cliente compareceu na delegacia na sexta-feira, de forma voluntária, prestando declarações ao delegado que estava presente naquele dia. Narrou os fatos, de acordo como ocorreram. As vezes no trânsito a gente pode acabar perdendo a cabeça. Sabemos que nada justifica, mas ele está disposto a ressarcir esse prejuízo e entrar numa composição junto a vítima da melhor maneira possível”, comentou.

De acordo com Silvia Regina, além de admitir o erro, o suspeito estaria disposto também a se desculpar com a vítima pelo ocorrido. “Ele quer pedir desculpas formais para a vítima, bem como reparar os danos que o motorista teve, de maneira amigável. Ele está completamente disposto a fazer um pedido de desculpas formal, bem como a reparação pecuniária, para reparar os danos e prejuízos que o condutor tenha tido. Ele está ciente de que nada justifica a perda do controle e a partida para a agressão”, finalizou.

O inquérito sobre o caso ainda não foi concluído pelo 1º DP de São Vicente. A defesa acredita que o caso deve ser enquadrado como lesão corporal leve, que é tido como um crime de baixo potencial ofensivo, e que prevê uma pena de três meses a um ano. Quando o inquérito policial for concluído, o Ministério Público irá representar a vítima na ação.

noticia2020825632413.jpg
Fabiano Roma/Santa Cecília TV

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.