De olho em comércio irregular, começa a Operação Delegada em São Vicente
Por #Santaportal em 02/07/2020 às 07:58
SÃO VICENTE – A Operação Delegada teve início nesta quarta-feira (1º de julho), em São Vicente. Promovida a partir de parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria do Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp), com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), a ação mobilizou fiscais do Município e quatro policiais militares.
Durante todo o dia, as equipes percorreram as ruas do Centro, abordando ambulantes em situação irregular. Todos foram orientados a deixar o local onde se encontravam. No final, a Operação foi considerada positiva, por ter cumprido a meta de orientar quem está atuando de forma irregular.
?A proposta não é punir ou apreender mercadorias, mas sim orientar sobre a irregularidade praticada. Os policiais militares dão apoio à ação, agindo apenas no caso de algum dos ambulantes abordados não atender à solicitação para a retirada de seus objetos do local?, explicou o responsável pela Secinp, secretário Paulo Roberto Bonavides.
Além da fiscalização do comércio ambulante irregular, a Operação Delegada encerrou seu primeiro dia de atividade com o apoio à segurança pública. Neste caso, após solicitação do proprietário, os policiais resgataram uma bicicleta que havia sido furtada. O infrator foi detido.
A participação efetiva dos policiais vem ao encontro das solicitações feitas pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de São Vicente (Aciesv), que encaminhou ofício ao Ministério Público, pedindo a presença da Polícia Militar nas ações que visam garantir segurança e tranquilidade para os profissionais que atuam no comércio vicentino.
Complementando o trabalho das equipes de fiscalização, faixas informativas foram afixadas por ruas e avenidas da Cidade, conscientizando os munícipes sobre a Operação e, principalmente, sobre a importância de não se comprar produtos que não tenham selo de garantia e qualidade e das mãos de quem não tem como confirmar a origem do produto vendido.