Cristina Wiazowski, do PP, é eleita prefeita de Mongaguá em eleições suplementares
Por Santa Portal em 08/06/2025 às 18:25

Cristina Wiazowski (PP), de 57 anos, foi eleita, neste domingo (8), prefeita de Mongaguá com 66,33% dos votos válidos (17.948 registros), nas eleições suplementares convocadas após a cassação do registro de candidatura de seu marido, Paulinho Wiazowski (PP), que venceu o pleito de outubro de 2024, mas teve sua posse impedida por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A empresária, que liderou a apuração dos votos do início ao fim, decretado por volta das 18h20, será a primeira mulher a governar a cidade, a partir de 11 de julho.
Cristina terá como vice-prefeito Julio Cezar de Carvalho Santos, o Julio da Imobiliária (PDT). Juntos, formaram uma chapa que se apresentou como continuidade do projeto político de Paulinho, com foco nas áreas de saúde, educação e segurança. A eleição foi conduzida pela 189ª Zona Eleitoral de Itanhaém e contou com a participação de aproximadamente 50 mil eleitores aptos.
O outro candidato, Rodrigo Casa Branca (União Brasil), registrou 33,67% dos votos válidos, que resultaram em 9.109 registros. A definição matemática veio com 86% das urnas apuradas, em menos de 20 minutos após o início da contagem.
Ao lado de Paulinho Wiazowski, Cristina votou na Escola Aracy da Silva Freitas, no Centro de Mongaguá, por volta das 11h. “Trabalhamos muito para isso, em um plano de governo participativo com a população, onde fomos recebidos de braços abertos. Tenho certeza que a população escolherá a melhor pessoa, a mais preparada, para governar a nossa cidade”, disse após registrar o voto.
A festa comemoração da eleição tomará sede no comitê da campanha, na Avenida Dr. Getúlio Vargas, 262, no Centro.

Propostas
Durante a campanha, Cristina prometeu dar atenção prioritária à saúde pública, com a ampliação da rede básica, a criação da Saúde da Mulher e da Criança e a implantação de um Centro de Referência ao Autista. “Vamos criar um espaço com atendimento especializado, oferecendo orientação e apoio psicológico às famílias”, afirmou em entrevista ao telejornal Bom Dia Cidades, da Santa Cecília TV.
Na educação, a prefeita eleita propôs um sistema de ensino apostilado, merenda de qualidade, capacitação docente e a ampliação de vagas em creches e escolas de tempo integral. Ela defendeu que “é pela educação que transformamos a sociedade”.
Em relação à segurança, Cristina propôs a criação de uma base física da Secretaria Municipal de Segurança Pública, com sede no bairro Agenor de Campos, além da implantação de um sistema de câmeras de segurança para, segundo a prefeita eleita, controlar a entrada e saída de veículos em Mongaguá.