Coruja-orelhuda, corujinha-do-mato e bem-te-vi são resgatados em Guarujá
Por Santa Portal em 23/11/2025 às 13:00
O Grupamento Ambiental de Guarujá (GDA), vinculado à Guarda Civil Municipal (GCM), realizou o resgate de três aves em ocorrências registradas entre sábado (15) e quarta-feira (19) em diferentes pontos da cidade.
Durante uma operação em área de lazer náutico no último sábado (15), um munícipe entregou aos agentes uma coruja-orelhuda (Asio clamator) que havia se chocado contra uma vidraça. A equipe constatou sangramento em um dos olhos da ave, que foi encaminhada a um hospital veterinário da cidade. Um profissional se voluntariou para cuidar do animal até sua recuperação. A soltura ocorreu nesta quarta-feira (19), em área de mata da Área de Proteção Ambiental Serra do Guararu.
Também nesta quarta-feira (19), o GDA foi acionado pelo Bem-Estar Animal de Guarujá para resgatar um filhote de corujinha-do-mato (Megascops choliba), encontrado por um munícipe. O animal foi levado ao Orquidário de Santos, onde receberá os cuidados necessários.
No mesmo dia, a equipe atendeu uma ocorrência no Terminal de Granéis do Guarujá (TGG), envolvendo um filhote de bem-te-vi (Pitangus sulphuratus). Sem ferimentos e ainda em fase de aprendizado de voo, a ave também foi encaminhada ao Orquidário de Santos. A soltura será realizada pela equipe veterinária após avaliação.