Coronavírus: Baixada tem 23 casos confirmados, 853 suspeitos e 17 mortes em investigação
Por #Santaportal em 28/03/2020 às 19:53
CORONAVÍRUS – Com os novos dados apresentados pelas prefeituras da região, agora são 23 casos confirmados – 19 em Santos, três em Praia Grande e um de Peruíbe, que ainda aguarda contraprova – e 853 suspeitos da Covid-19. Além disso, 17 mortes suspeitas estão sendo investigadas na Baixada Santista.
Santos
A Seção de Vigilância Epidemiológica de Santos registrou cinco novos casos positivos de Covid-19, todos confirmados por laboratório reconhecido pelo Governo do Estado: um homem, de 52 anos, internado em leito de clínica médica em hospital particular; uma mulher, de 69 anos, internada na UTI de um hospital privado; dois homens, um de 61 anos e outro de 77 anos; e uma mulher, de 59 anos ? estes últimos em isolamento domiciliar.
Em compensação, neste sábado (28) quatro casos suspeitos foram descartados, após análises laboratoriais.
Desta forma, o município conta atualmente com 19 casos confirmados do novo coronavírus e 294 suspeitos da doença.
Com a comprovação da transmissão comunitária da doença no país, desde a última segunda-feira (23) somente são coletadas amostras de suspeitas de Covid-19 entre pacientes internados ou profissionais de saúde. Anteriormente, pacientes com quadros leves (sintomas gripais, sem internação) também eram investigados. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que pacientes com quadros leves não procurem as unidades e mantenham isolamento domiciliar.
A indicação é procurar atendimento médico quando há febre persistente e alterações respiratórias como falta de ar.
Não houve aumento do número de óbitos em investigação na cidade. Ao todo, sete mortes suspeitas de Covid-19 estão sendo investigadas no município.
Tripulantes
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, na tarde deste sábado (28), foi avisada oficialmente pela Anvisa sobre a suspeita de Covid-19 em tripulantes do navio Costa Fascinosa. Qualquer procedimento de traslado de pacientes que eventualmente seja realizado na área portuária (área federal) é de responsabilidade da Anvisa. A SMS esclarece ainda que a notificação oficial de casos suspeitos ao Município é feita apenas pelas unidades de saúde, após avaliação médica dos pacientes. Até o momento, a Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) de Santos recebeu notificações de sete casos suspeitos de Covid-19 de tripulantes do Costa Fascinova, os quais foram removidos para atendimento médico em hospital (atendimento particular). O diagnóstico ou descarte da doença depende de resultados dos exames laboratoriais.
Guarujá
A Secretaria de Saúde (Sesau) de Guarujá informa que monitora 217 casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) na Cidade. Todos aguardando resultado laboratorial do Instituto Adolfo Lutz (IAL).
Atualmente, seis pessoas estão internadas, nenhuma em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As demais, seguindo uma orientação da Sesau, estão em isolamento domiciliar. Outros cinco casos suspeitos já foram descartados. Não há nenhuma confirmação da doença no município.
Óbitos sob investigação
A Prefeitura de Guarujá está investigando quatro mortes ocorridas em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade, mas que não tiveram o diagnóstico confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz a tempo. Os quadros indicam em comum apenas a sintomatologia respiratória.
A primeira morte é do dia 22 de março, de um homem de 55 anos, na UPA da Enseada. Ele não tinha histórico clínico de sintomas de Covid-19, mas a causa morte a princípio foi de síndrome respiratória aguda.
O outro óbito data de quarta-feira (25) de um homem de 74 anos, no PAM Rodoviária, sendo também a causa morte de síndrome respiratória aguda. Sem histórico clínico.
Também uma mulher, de 52 anos, que veio a óbito na última sexta-feira (27), na UPA de Vicente de Carvalho, e que apresentava sintomas suspeitos da Covid-19, com quadro asmático.
E, por fim, mais um idoso, de 69 anos, morreu neste sábado (28) com suspeita da Covid-19, na UPA da Enseada. Apresentava câncer de pulmão, era asmático e tinha pneumonia crônica.
São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que a Cidade contabiliza até às 16h deste sábado (28), 72 suspeitos de coronavírus. Desse total, 59 se encontram em isolamento social; 11 estão internados (5 em UTI). A Sesau destaca também que duas mortes estão sendo investigadas. Quatro casos investigados anteriores deram resultado negativo.
Praia Grande
Atualmente, 129 casos suspeitos estão aguardando o resultado dos exames que foram colhidos e enviados para o laboratório do Instituto Adolfo Lutz (IAL), referência para este tipo de procedimento no Estado. A cidade tem três casos, porém apenas dois são confirmados pela Prefeitura – o terceiro é de um agente penitenciário, que atua no Centro de Detenção Provisória.
Além disso, 82 pessoas seguem em isolamento domiciliar, destes, 10 estão internados em unidades hospitalares e seis estão em UTIs. Outros 47 pacientes receberam alta de isolamento domiciliar e aguardam resultado de exame.
Cubatão
A Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão informa que a cidade tem 20 casos suspeitos da Covid-19, investigados e acompanhados pela Vigilância Epidemiológica. Quinze pessoas prosseguem em isolamento domiciliar e cinco estão internadas. Três pacientes estão no Hospital Municipal em clínica médica, e outros dois em UTIs de hospitais de outros municípios.
Mongaguá
O município segue contabilizando 12 casos suspeitos de coronavírus e um descartado. Todos os suspeitos aguardam exames do Instituto Adolfo Lutz. Dez deles estão em isolamento domiciliar. Dois estão internados, sendo um no Hospital Regional de Itanhaém e um no Hospital Ana Costa, em Santos.
Bertioga
A Prefeitura de Bertioga informa que a cidade tem 41 casos suspeitos da doença, com 38 pacientes sendo monitorados em isolamento social. Uma pessoa com a suspeita de ter contraído o coronavírus está internada.
Peruíbe
De acordo com atualização da Vigilância Epidemiológica do município às 17h24, atualmente são 48 casos suspeitos. Um paciente de Peruíbe, proveniente de Guarulhos, testou positivo para Covid-19 no Instituto de Infectologia Emílio Ribas II. Ele ainda aguarda contraprova.
Itanhaém
A Prefeitura de Itanhaém informou que a cidade tem 20 casos suspeitos do coronavírus. Um dos pacientes monitorados com sintomas do novo coronavírus morreu na Cidade.
Sete pacientes estão internados, sendo seis no Hospital Regional de Itanhaém (um morador de Peruíbe) e outro que está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em Guarujá. Os demais casos estão em isolamento domiciliar.